Cuidados

Período chuvoso traz alerta em relação a animais peçonhentos, explica biólogo

Infestação de baratas e roedores atraem animais peçonhentos, diz biólogo.

Por Weslene Rocha 802
Comentários (0)

29/10/2018 19h02 - Atualizado há 5 anos
Animais peçonhentos no período chuvoso

Com o aumento da quantidade de chuva é comum encontrar certos animais dentro das casas, principalmente se a residência for próximo a matas ou terrenos abandonados. A temporada de chuva causa a migração de animais peçonhentos já que eles procuram abrigo e temperatura agradável dentro das residências, e com isso a preocupação com as visitas indesejadas aumenta.

Nesta semana, uma criança de 11 anos encontrou duas aranhas do tipo caranguejeiras numa residência do Bairro Irmã Dulce, em Palmas, o que provocou medo e desconforto na família. "Ela ficou bem assustada, começou a gritar, corri e coloquei as duas [aranhas] para fora com uma vassoura", disse o pai da menina.

Eber Souza é biólogo, doutorando em Biotecnologia e Biodiversidade, e alerta que isso é um problema, principalmente nas grandes cidades que têm um crescimento desordenado, sem planejamento, e acaba invadindo áreas onde são habitats naturais desses animais.

‘"O que se recomenda é uma limpeza dos terrenos baldios nas proximidades das casas, existem alguns produtos no mercado que pode-se utilizar, produtos para repelência, que evitam desses animais se aproximarem", afirmou o biólogo.

Ellyonai Aires mora na quadra 405 Norte, em Palmas, e disse que usa algumas técnicas para evitar que esses animais entrem em sua casa. "Aqui aparecem muitas aranhas, caranguejeiras, escorpião, barata. Geralmente eu uso inseticida em spray, em bisnaga para colocar nos cantos da casa, comprei algumas telinhas para os ralos, costumo colocar peso na porta para não entrar nada que venha de fora, sempre tomo muito cuidado porque eu tenho muito medo desses bichinhos".

Em caso de contato com esses animais, Eber Souza ressalta a importância de um auxílio profissional. "Em caso de acidentes, principalmente com escorpiões, serpentes, não se pode fazer uma automedicação em casa, deve-se procurar um centro de atendimento mais próximo de urgência, principalmente quando são crianças já que elas sofrem muito por causa da dor", advertiu o biólogo.

Para evitar a presença desses animais, é importante manter os quintais limpos, sem acúmulo de entulhos e lixo, evitar andar descalço em jardins ou quintal, combater infestação de baratas e roedores porque eles atraem animais peçonhentos, manter a casa sempre limpa, principalmente atrás de móveis, cortinas e quadros, examinar calçados e roupas antes de vesti-las.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.