Alerta!

Período de chuvas acende alerta para aumento de casos de dengue no Tocantins

Até outubro de 2023, 1,6 milhão de casos prováveis no país.

Por Redação
Comentários (0)

29/12/2023 09h45 - Atualizado há 4 meses
Além da dengue, o inseto também é responsável pela transmissão de zika e chikungunya.

O período mais chuvoso no Brasil, na maior parte do país, costuma ocorrer entre novembro e maio. Ao mesmo tempo em que contribuem para amenizar as famosas altas temperaturas, como no Tocantins, favorecem a proliferação do mosquito causador da dengue, que deposita ovos em recipientes com água parada. Além da dengue, o inseto também é responsável pela transmissão de zika e chikungunya.   

Segundo dados do Ministério da Saúde, de janeiro a agosto de 2023, o Brasil registrou quase mil mortes por dengue confirmadas, e até o fim de outubro, mais de 1,6 milhão de casos prováveis foram registrados. No mesmo período, o Tocantins registrou mais de 2,7 mil casos, com dois óbitos confirmados, de acordo com o Informe Epidemiológico da Secretaria de Saúde do Estado.  

Medidas simples como manter calhas limpas, caixas d ́água bem vedadas, colocar areia nos pratinhos dos vasos das plantas, virar garrafas de cabeça para baixo e descartar lixos, entulhos e pneus em locais adequados, são decisivas para evitar a proliferação do mosquito.   

Os sintomas mais clássicos da doença, segundo o infectologista e consultor médico do Sabin Diagnóstico e Saúde, Marcelo Cordeiro, são febre, dores musculares e articulares, atrás dos olhos, nas costas e no abdômen, além de fadiga, mal-estar e manchas vermelhas pelo corpo. “Nos casos mais graves, a doença pode evoluir para a síndrome do choque da dengue, que pode levar o paciente ao óbito”, alerta o médico.  

Conforme Nayara Borba, biomédica e gestora do Sabin no Tocantins, o diagnóstico da doença pode ser feito por meio de diferentes exames. “Temos os exames: antígeno NS1 e anticorpos IgG e IgM, que são testes rápidos, com resultado em até 1 dia útil. A detecção do vírus pode ser feita também por PCR e o PCR Combo, para a detecção de três vírus - dengue, zika e chikungunya, – ambos com resultado em quatro dias úteis. Realizamos a coleta em todas as unidades e, para garantir a comodidade do cliente, há a opção do atendimento móvel", explica  

A biomédica detalha ainda que, dentre os exames disponíveis para confirmar a doença, o NS1 tem a eficácia de detecção logo após o surgimento dos sintomas, já que a proteína está presente em grandes quantidades no sangue de pacientes com dengue, indicando uma fase aguda e ativa. “A sensibilidade do teste é mais alta no terceiro dia de febre. Quando o NS1 não está presente e há suspeita da doença persistente ou em pessoas com mais de cinco a sete dias de sintomas, recomenda-se fazer um exame de sangue após o sétimo dia, buscando anticorpos IgM. A detecção de IgG, comum na reinfecção, normalmente não acontece antes do nono dia dos sintomas. Portanto, a presença de IgG no início da doença pode indicar uma possível reinfecção”, ressalta Nayara Borba.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.