Saúde

Especialista dá dicas para recuperar olfato e paladar após infecção pela covid-19

Embora não seja prejudicial à saúde, a ausência desses sintomas incomoda bastante.

Por Redação 582
Comentários (0)

08/02/2021 09h51 - Atualizado há 3 anos
Otorrinolaringologista Daniel Nunes dá algumas dicas

Pense em duas situações: na primeira, você recusa o convite para um jantar porque seu paladar está prejudicado, ele sumiu mesmo. Na segunda situação você, que perdeu o olfato, leva uma bronca do(a) parceiro(a) porque você não elogiou o cheiro do perfume novo.

É, tem coisas que só a Covid-19 pode fazer por você. A perda da capacidade de sentir cheiro ou gostos é um dos principais sintomas da doença. Embora essas sequelas específicas não sejam prejudiciais à saúde, é inegável que incomodam, e muito. 

Há, inclusive, relatos de pessoas que, mesmo recuperadas da doença, estão há meses enfrentando essa desastrosa condição.

Tem como resolver?

Segundo o otorrinolaringologista Daniel Nunes, os afetados por esses sintomas não precisam esperar até que o paladar e o olfato voltem naturalmente.

“Existe uma série de exercícios, uma verdadeira ‘fisioterapia de cheiros’, que serve para estimular o nervo olfatório e as conexões cerebrais com o objetivo de ajudar o paciente a recuperar o olfato”, explica o especialista.

Segundo o Portal Hospitais Brasil, vários estudos recentes mostram que as pessoas que passaram pelo treinamento olfativo, orientados pelo otorrinolaringologista, se saem melhor na identificação de cheiros do que as pessoas que não passaram por nenhum treinamento.

 A “fisioterapia” de cheiros

O treinamento olfativo usa fragrâncias de óleos essenciais (rosa, eucalipto, limão e cravo) e também as domésticas (café, mentol, baunilha, menta, vinagre e tangerina) para estimular o olfato.

“Mesmo que o paciente continue não sentindo o cheiro nos primeiros dias, é muito importante continuar o treinamento, isso porque é preciso dar tempo ao cérebro para ele reparar o nervo danificado”, completa Daniel.

Um exemplo

1. Separe ingredientes com cheiro familiar e característico, como café, cravo, creme dental, vinagre, etc.

2. Cheire cada um deles por 10 segundos, com intervalo de 15 segundos entre eles, 2 vezes ao dia.

Ainda que o cheiro não seja totalmente sentido, seus nervos serão estimulados, pois a sensação estará ali.

O paladar também é recuperado

Por estarem intimamente ligados, quando o paciente recupera o olfato, o paladar também acaba voltando. É importante mencionar que qualquer exercício deve ser feito sob a indicação e supervisão do médico otorrinolaringologista. 

(Singular Comunicação)

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.