MÚSICA

Conheça a 1ª banda de pagode formada só por mulheres no Tocantins: 'estamos quebrando barreiras'

Banda tem o objetivo de liderar e inspirar a cena do pagode no Estado.

Por Eduardo Azevedo 837
Comentários (0)

22/01/2024 08h55 - Atualizado há 3 meses
TÔ Pagoderia: uma banda composta 100% por mulheres tocantinenses

Na cena musical do Tocantins, uma novidade está conquistando muitos palmenses: a 'TÔ Pagodeira', primeira banda tocantinense de pagode composta 100% por mulheres. O grupo, formado em agosto de 2023, foi criado oficialmente numa reunião na casa da integrante Joelma Gonzaga, onde as artistas Luana Bogo, Dandara Bispo, Layane Martins, Júlia Maria, Hanna Sodré e Larissa Chianca deram vida a esse projeto inovador. E no terceiro ensaio, Dídia Cayres, baterista em outras bandas, chegou para compor a percussão, fechando assim as oito integrantes. 

O nome da banda, uma junção do "TO" de Tocantins com a expressão "pagodeira", representa a geografia do Estado e também a energia contagiante dessas mulheres ao adentrarem o universo do pagode, um ritmo que não fazia parte - diretamente - de suas trajetórias musicais anteriores.

A ideia da banda nasceu de um simples tuíte de Júlia Maria, convocando mulheres de Palmas para tocar pagode.

“Meninas pagodeiras (que tocam instrumentos, principalmente cavaco e pandeiro) em Palmas, existem? Querendo montar um grupo pra fazer um pagodinho feminino apenas com o objetivo de cantar e ser feliz. Não tenho dinheiro, apenas um sonho!”, postou no dia 05 de agosto de 2023. 

Esse simples chamado ressoou tão forte que, em pouco tempo, diversas mulheres procuraram Júlia Maria. O sonho se materializou e, logo em seguida, nasceu a TÔ Pagodeira.

A banda também tem o objetivo de liderar e inspirar a cena do pagode em Palmas e no Tocantins. “Estamos quebrando barreiras e fazendo história no Tocantins. Ser parte da primeira banda de pagode feminino é um privilégio, mas também uma luta diária. Espero que a nossa energia contagie e inspire outras mulheres a adentrarem na cena musical do nosso Estado. Juntas podemos ir muito longe”, disse Dandara, uma das integrantes o grupo. 

A banda TÔ Pagoderia, além de ser uma realização pessoal, também almeja fazer história na música palmense e estadual. Com planos de participar de blocos de carnaval na Capital e a determinação de levar o pagode feminino para todos os vários cantos do Tocantins, a TÔ Pagodeira já tem sua "Agendinha Pagodeira" marcada, com apresentações aguardadas para os próximos dias.

Agenda

- 27/01: Ensaio dos blocos - Palmas
- 28/01: Usina - Palmas
- 03/02: Trem Bão-Mineirinha - Palmas
- 03/02: Bloco da Fê - Palmas

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.