Saúde física e mental

Treino funcional ao ar livre conquista tocantinenses em busca da boa forma e vira febre nas cidades

O treinamento funcional no geral serve para treinar o corpo nas funções para o qual ele é originalmente desenhado.

Por Gláucia Peixoto 1.646
Comentários (0)

29/07/2019 15h06 - Atualizado há 4 anos
grupo de treino funcional

O treinamento funcional já é tendência no Brasil e encontrou muitos adeptos no Tocantins. Em Araguaína ou Palmas, basta dar uma voltinha a noite para encontrar grupos praticando a modalidade ao ar livre, sem muitos materiais ou equipamentos de ginástica.

Por ser versátil e muito simples é possível fazer os exercícios ao ar livre. Por isso o treino funcional tem sido uma ótima opção para quem quer entrar em forma e melhorar o condicionamento físico, isso porque esse tipo de atividade foge da monotonia e rende bons resultados.

Os adeptos do treino funcional afirmam que os exercícios parecem simples, mas exigem muito do corpo e são ótimos para quem quer perder peso, ganhar resistência, equilíbrio e até corrigir a postura, além de aliviar o estresse depois de um dia de muito trabalho.

Treinos na Via Lago

 A professora Cristiane Lopes já faz treino funcional há alguns anos e prefere a modalidade pela versatilidade e dinamismo. Segundo ela, outra parte boa desse tipo de exercício é fazer os treinos ao ar livre e aproveitar a paisagem. "Se exercitar assim faz bem ao corpo e a mente!", comenta. Cristiane é acompanhada pela professora de educação física e personal trainer Fernanda Monteiro.

A personal acompanha grupos de treinos que se reúnem às terças e quintas-feiras em locais como a Via Lago, cartão postal de Araguaína. Nos demais dias ela monitora as equipes via WhatsApp.

Cuidados com a saúde

Fernanda Monteiro orienta que apesar dos exercícios serem aparentemente simples, dois fatores são indispensáveis: o acompanhamento de um profissional de Educação Física e a orientação prévia de um médico para iniciar corretamente os treinos de acordo com as necessidades e possibilidades de cada um.

Funcional na areia

Um outro grupo no Jardim dos Ipês, em Araguaína, prefere fazer os treinos na areia, o que aumenta a intensidade e o grau de dificuldade dos exercícios. Nesse grupo sob o comando do treinador Guilherme Cabral os alunos suam a camisa em diferentes circuitos de exercícios.

O esforço é grande, mas por ser um treinamento em grupo os alunos se divertem e entram em forma ao mesmo tempo, com circuitos diferentes e intensos.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.