Contra o câncer

Você sabia? Lei tocantinense dá folga anual para mulheres fazerem exames preventivos

Há uma proposta para garantir esse direito também aos homens.

Por Redação 1.087
Comentários (0)

04/02/2021 11h06 - Atualizado há 3 anos
Lei é de autoria da deputada estadual Vanda Monteiro (PSL)

O Dia Mundial do Câncer, lembrado em 4 de fevereiro, tem como objetivo ampliar a conscientização e a educação mundial sobre a doença, além de influenciar governos e indivíduos para que se mobilizem pelo controle do câncer evitando, assim, milhões de mortes a cada ano.

No Tocantins, a Lei 3.548/2019, de autoria da deputada estadual Vanda Monteiro (PSL), permite que todas as trabalhadoras do Estado tenham o direito a uma folga anual para a realização de exames preventivos contra o câncer de mama e colo de útero.

No Dia Mundial do Câncer, Vanda Monteiro lembrou a importância da realização dos exames preventivos de rotina e o direito adquirido por meio da lei. “A folga anual para a realização do preventivo é um avanço na nossa legislação e que dá as nossas tocantinenses a tranquilidade de cuidar da saúde sem nenhum prejuízo em sua rotina de trabalho. A lei está em vigor e todas as mulheres devem fazer valer esse direito”, destacou a parlamentar.

Já tramita na Assembleia Legislativa um projeto de lei, também de autoria de Vanda Monteiro, que dispõe sobre a folga anual para que homens realizem os exames preventivos contra o câncer de próstata. 

Câncer de mama e útero

Em 2020, a estimativa para o Tocantins de diagnóstico de novos casos de câncer, para cada 100 mil habitantes, era de 290 e 220 para o câncer de colo de útero. Os números são do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

O levantamento completo pode ser conferido aqui.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.