Sonho se concretizando!

Projeto de implantação do Museu de Araguaína recebe apoio das principais faculdades da cidade

Governo do Estado e Prefeitura da cidade também estão apoiando o projeto.

Por Redação 524
Comentários (0)

16/09/2023 09h21 - Atualizado há 7 meses
Reitor da UFNT com representantes da Associação do Museu de Araguaína.

O Museu de Araguaína está prestes a se tornar uma realidade, graças à aliança estratégica entre a Associação Amigos do Museu de Araguaína (AAMAR) e órgãos públicos e entidades de ensino superior da cidade e do Estado.

Dentre os órgãos públicos que se uniram e estão apoiando a concretização da implantação do museu na cidade estão a Prefeitura, o Governo do Estado e o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). 

As universidades também se juntaram à causa. São elas: a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Faculdade Católica Dom Orione (FACDO), Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos (UNITPAC), Faculdade de Ciências do Tocantins (FACIT) e Centro Universitário Planalto do Distrito Federal (UNIPLAN / Unidade de Araguaína). 

Essa colaboração tem o objetivo de promover a preservação da história, da memória e do patrimônio material e imaterial local/regional, além de enriquecer a experiência educacional dos estudantes da educação básica e superior da região.

A Associação Amigos do Museu de Araguaína tem sido uma força motriz por trás da iniciativa de criar um Museu que retrate, de modo interativo e moderno, a cultura da sociedade de Araguaína e região. Os membros da AAMAR têm trabalhado, incansavelmente, para unir vários setores sociais, artistas e entidades em prol de um Museu para cidade.

A aliança com as universidades locais representa um marco significativo nesse esforço conjunto. As instituições de ensino superior contribuem de diversas formas para o projeto do Museu, desde oferecer especialistas para a formação da comunidade e até fornecer acesso a recursos acadêmicos e científicos para ajudar nas pesquisas de construção do Plano Museológico de Araguaína.

Todos os reitores das Instituições citadas destacaram a importância da parceria. "Nossos alunos e professores estão empolgados em contribuir para a criação do Museu de Araguaína. Este é um projeto que irá enriquecer a educação local e a preservação da nossa história para as futuras gerações."

Além disso, as universidades estão oferecendo suporte logístico, incluindo espaços para reuniões e eventos, bem como a promoção de iniciativas de educação patrimonial. “Acreditamos que o museu servirá como uma ferramenta valiosa para a educação e conscientização sobre a história e a cultura local, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e engajados”.

A Associação celebra a colaboração e acredita que a união com as universidades é um passo fundamental para a implantação do Museu. Para a viabilização desse sonho coletivo tão aguardado por todos, a AAMAR  tem buscado apoio financeiro e recursos junto aos órgãos públicos e concorrendo a editais.

Com o compromisso e o engajamento das entidades educacionais e culturais da cidade, o Museu de Araguaína tem tudo para se tornar um centro vibrante de aprendizado e um dos maiores pontos turísticos do nosso Estado.

Com a diretora da FACIT.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.