Praia para todos!

Cadeira anfíbia garante lazer e diversão a pessoas com deficiência na temporada de praia do Tocantins

Novidade faz parte do projeto Praia Acessível 2023.

Por Redação
Comentários (0)

14/07/2023 15h41 - Atualizado há 9 meses
Turista de Brasília e cadeirante da APAE no lago.

O Governo do Tocantins lançou nesta sexta-feira (14/7) os projetos Praia Consciente e o Praia Acessível 2023, na Graciosa, em Palmas. As ações devem se estender até meados do mês de agosto. 

O projeto Praia Consciente tem o propósito de executar ações de educação ambiental junto à comunidade local e usuários (comerciantes, barqueiros e turistas) da praia para promover o envolvimento de todos na conservação do meio ambiente, através da manutenção destas áreas de lazer. Neste ano, a expectativa é superar a meta de praias percorridas no ano passado com a sensibilização da limpeza da faixa de areia e dos rios.

Durante a ação serão dadas orientações sobre o descarte adequado e distribuídos recipientes para acondicionamento do lixo produzido. Algumas praias já estão confirmadas para receber a ação, entre elas, as praias de Pedro Afonso, Rio Sono, Caseara, Araguacema, Peixe, Funil, Porto Real, Segredo e Miranorte.

Com o projeto Praia Acessível o objetivo é oferecer acessibilidade às pessoas com necessidades especiais através das cadeiras anfíbias, que permitem o deslocamento terrestre e aquático dos visitantes e turistas cadeirantes. Nesta edição, esse projeto vai ampliar a acessibilidade de frequentadores e turistas cadeirantes, com um exemplar da cadeira anfíbia, em três praias da Capital, entre elas, a Praia do Prata, Caju e Luzimangues, além da unidade itinerante que vai acompanhar a equipe do projeto.

As unidades de cadeiras anfíbias que ficarão permanentes nas praias sob os cuidados da equipe do Corpo de Bombeiros, estarão disponíveis ao público cadeirante aos finais de semana, no intervalo de 10 às 14h, até o encerramento da temporada de praia oficial. O cadeirante deverá se apresentar com um ou dois acompanhantes, que serão os responsáveis pela assistência durante o deslocamento na areia, pelo apoio na água e ao longo da trajetória de retorno para devolução da cadeira flutuante. Na retirada, deverá ser assinado um termo de responsabilidade que permitirá o uso e a permanência com a cadeira, durante o prazo estipulado, para possibilitar o atendimento de todos, conforme a demanda.

Representando o secretário da Semarh, Marcello Lelis, a diretora de Educação Ambiental para a Sustentabilidade, Erliete Gadotti, destacou os avanços e as metas dos projetos que, em 2022 alcançaram 19 praias, e neste ano a meta é superar esse número. A diretora enfatizou que, com a sensibilização, a intenção do projeto Praia Consciente é contribuir com os esforços para evitar a contaminação do solo [areia da praia] e da água [dos rios], causados pelo descarte inadequado dos resíduos gerados durante a temporada. 

Em relação ao projeto Praia Acessível, a diretora Erliette Gadotti recordou que, no ano passado, teve a edição piloto em que foram levadas duas cadeiras anfíbias às praias visitadas pela equipe. A diretora comentou que a experiência dos frequentadores e turistas cadeirantes foi muito positiva e anunciou que a novidade desta edição é a ampliação das cadeiras anfíbias, que vai possibilitar a disponibilização de um exemplar permanente em três praias da capital, além da unidade itinerante que irá percorrer as praias visitadas no Estado. A diretora adiantou a possibilidade da chegada de mais unidades dessas cadeiras ao longo da temporada.

A presidente da Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes (APAE) Vilma Maria disse estar muito contente com a acessibilidade que passa a ser dada para as crianças, jovens e adultos cadeirantes nas praias da Capital. A presidente da Associação relatou que no Estado existem mais de 100 alunos da APAE, entre crianças, adolescentes e adultos, que são cadeirantes e os pais têm dificuldade de lhes proporcionar o lazer devido às limitações de locomoção, por esse motivo, se sente muito grata ao secretário Marcello Lelis e todos os envolvidos por estarem dando essa oportunidades às pessoas com deficiência.   

Visitantes Cadeirantes

O subtenente do Corpo de Bombeiros, Pedro Henrique, estava acompanhando a jovem Ana Cecília, turista cadeirante de 18 anos, que é estudante e veio de Brasília para visitar a família e desfrutar de momentos de lazer na praia da Graciosa.

Para Pedro Henrique o projeto das cadeiras anfíbias é extremamente importante porque traz acessibilidade para os turistas que vêm visitar a cidade e tem a necessidade especial de apoio para aproveitar os momentos de lazer. O subtenente disse que Ana Cecília estava empolgada, ansiosa pelo passeio, que ela gosta muito de estar junto com a família e a jovem sinalizou que agora quer voltar mais vezes, com um sorriso irradiante.

Os alunos cadeirantes da APAE, Antônio Henrique de 26 anos, filho da senhora Leonice e o Tales Vinícius de 20 anos filho da senhora Denildes Monteiro também tiveram pela primeira vez a oportunidade de desfrutar do lazer na praia com a cadeira anfíbia. A senhora Denildes Monteiro, moradora do setor Aureny III disse que o filho estava sorrindo, muito feliz e agora ela se sente motivada a voltar à praia para se divertir na companhia do filho. Denildes Monteiro contou ainda que o filho tem outros colegas cadeirantes e que não vê a hora de contar para outras mães sobre essa oportunidade de lazer.  

Participantes

O evento de lançamento da edição 2023 dos projetos contou com o prestígio e a presença de representantes da Marinha do Brasil, Secretaria de Patrimônio da União, Assembleia Legislativa, Secretaria do Turismo, Secretaria da Cidadania e Justiça, Instituto Natureza do Tocantins, Corpo de Bombeiros, Batalhão da Polícia Militar Ambiental, BRK Ambiental, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais e do Conselho da Pessoa com Deficiência, além da turista e dos alunos cadeirantes da APAE, parentes, amigos e familiares.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.