Saúde

Perda de olfato e paladar podem ser sintomas de alerta para o coronavírus, explica médico

Sentidos voltam ao normal após o desaparecimento dos sintomas.

Por Redação 762
Comentários (0)

20/04/2020 12h37 - Atualizado há 3 anos
Essa sensibilidade volta assim que o paciente fica curado. 

Quase 80% dos contaminados pela covid-19 terão quadros leves ou assintomáticos, por isso é muito importante que alguns sintomas sejam observados como diferenciais para o diagnóstico e redobramento dos cuidados. 

Segundo o otorrinolaringologista Daniel Nunes, um estudo feito na Bélgica com 417 pacientes infectados de forma “não grave” mostrou que 86% deles tiveram alterações no olfato e 88% no paladar, análise também feita em outros países.

“Temos relatos de pacientes no Brasil sobre a perda total do olfato no 3º ou 4º dia de sintomas, mas isso pode variar em ordem e intensidade. Esse pode ser um diferencial no diagnóstico ou na própria observação do indivíduo”, pontua o médico. 

Os sintomas da COVID-19 são muito parecidos com os da gripe comum ou outras infecções de vias aéreas superiores e tentar buscar alterações mais específicas pode ajudar os pacientes a ficarem em estado de alerta sobre seu comportamento de isolamento para não disseminarem a doença.

Mesmo que possa servir como sintoma diferencial, a perda de olfato e paladar não representa risco ao paciente e a sensibilidade volta assim que o paciente fica curado. 

“O sintoma que mais inspira observação e alerta nos quadro de COVID-19 é a falta de ar progressiva que deve servir de termômetro para buscar ajuda médica”, retifica. 

Segundo Daniel, além disso, profissionais devem ficar alertas e considerar os sintomas como quadro suspeito de COVID-19. 

“É uma recomendação da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-facial tanto para proteção dos profissionais no atendimento ao paciente, quanto para encaminhamento e diagnóstico do novo coronavírus”. 

(Singular Comunicação)

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.