Festival do Pequi

Saiba quem levou o título de maior roedor de pequi no concurso realizado pela UFT em Gurupi

O torneio foi realizado no encerramento do Festival do Pequi, em Gurupi.

Por Conteúdo AF Notícias 2.462
Comentários (0)

05/12/2021 09h40 - Atualizado há 1 mês
O sucesso do evento foi tanto que a UFT disse que pretende realizar a 2ª edição em 2022

O inusitado concurso de 'Melhor Roedor de Pequi', idealizado pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), já tem um vencedor. O torneio foi realizado na noite da última sexta-feira (3), no encerramento do Festival do Pequi, que aconteceu entre os dias 1º e 3 de dezembro, em Gurupi, região sul do estado.

O grande vencedor do concurso foi o motorista Oscar Toledo. Ele roeu 66 caroços de pequi em 15 minutos. O segundo lugar ficou com Cláudia Santos Abreu, com 65 pequis, e em terceiro Ernesto de Quadros Cunha, com 61 caroços destroçados.

“A técnica é: pega qualquer um, come e aproveita. Foi isso que eu fiz.", disse o vencedor Oscar Toledo.

O festival foi realizado com o objetivo de valorizar a cultura tocantinesne que tem o pequi com uma de suas principais bases da culinária e alimentação.

A noite de encerramento do festival teve ainda música ao vivo com artistas regionais, praça de alimentação e a premiação dos vencedores do Festival Gastronômico do Pequi.

O concurso culinário foi dividido nas seguintes categorias:

  • Melhor Comidinha Salgada ou Doce com o Pequi;
  • Melhor Prato Salgado com o Pequi;
  • Melhor Prato Doce com o Pequi

O prato vencedor da categoria Comidinha Salgada foi o Cuscuz do Cerrado, que é uma adaptação do cuscuz marroquino criada pela enfermeira Caroline Câmara.

Na categoria Prato Doce, O confeiteiro William Gomes levou o primeiro lugar com um petit gateau feito com pequi

A assistente social Ângela Maria de Morais apresentou um risoto italiano a base de pequi e ficou com o título da categoria Prato Salgado.

Tamanho foi o sucesso do evento que a UFT anunciou que pretende realizar a 2ª edição do festival em 2022. O festival foi realizado pela universidade em parceria com a Prefeitura de Gurupi, Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários, em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e alinhado ao Programa Integrador UFT sem Muros.

Vídeo

 

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2022 AF Notícias. Todos os direitos reservados.