Sobral – 300×100
Seet

Acadêmica faz pesquisa sobre material didático indígena e tira nota 10

Agnaldo Araujo - |
Fotos: Agnaldo Araujo // AF Notícias
A acadêmica Ana Sena e seu orientador Francisco Edviges

A acadêmica Ana Beatriz Sena da Silva fez uma pesquisa sobre a organização de material didático do povo indígena Krahô e tirou nota máxima em sua apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Ana está finalizando o curso de Letras na Universidade Federal do Tocantins, campus Araguaína/Cimba.

Em seu trabalho, a acadêmica fez uma breve abordagem sobre a educação indígena no período colonial, bem como as propostas pedagógicas indígenas do Estado do Tocantins.

Ana Sena afirmou que a pesquisa possibilitou que ela pudesse conhecer mais sobre a educação indígena. “Essa defesa representou um estudo de dois anos, no qual nos permitiu reconhecer e entender a respeito da educação indígena. Com esse estudo também aprendi a respeitar mais ainda a cultura, o ensino diferenciado e a língua indígena”, disse.

A acadêmica foi bolsista do Programa do Observatório da Educação Escolar Indígena, com sede na UFT de Araguaína, e coordenado pelo professor doutor Francisco Edviges Albuquerque, que foi seu orientador. Atualmente ela pesquisa pelo programa institucional de bolsas de iniciação científica Pibic-CNPq.

A banca que avaliou a pesquisadora foi composta pela professora doutora Eliane Cristina Testa; professor mestre Paulo Hernandes Gonçalves da Silva e professora mestra Danielle Mastelari Levorato.

Comentários pelo Facebook: