Sobral – 300×100
Seet

Acadêmicos da UFT implantam cursinho gratuito preparatório para o ENEM em Araguaína

Agnaldo Araujo - - 507 views
Foto: Eduardo Barros
As aulas do cursinho são ofertas nas salas da UFT

Acadêmicos da Universidade Federal do Tocantins de Araguaína implantaram um cursinho preparatório para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), previstas para serem aplicadas nos dias 05 e 12 de novembro. A iniciativa busca preparar os estudantes que não têm condições de pagar por um cursinho particular.

O acadêmico de Química e um dos coordenadores do cursinho, Alírio Lima, disse que o objetivo do projeto é dar oportunidade aos estudantes que não têm condições de pagar um curso particular.

As aulas ocorrem nos finais de semana na própria UFT. O público alvo são estudantes de escolas públicas e jovens que já concluíram o ensino médio e estão trabalhando.

“Nós não desclassificamos ninguém, mas nossa prioridade são estudantes da 3ª série do ensino médio e provenientes de escolas públicas”, disse Murilo Henrique Souza de Paula, acadêmico de Geografia e que também é um dos organizadores do cursinho.

Foto: Eduardo Barros
Parte da coordenação do cursinho

Gratuito

O cursinho iniciou no mês de agosto de 2017 com cerca de 200 vagas. No início foi solicitada uma pequena taxa aos estudantes que pudessem contribuir. O valor seria para custear materiais didáticos e de trabalho dos professores, como pincel e apagador. Mas a organização conseguiu uma parceria e a taxa deixou de ser cobrada.

Para 2018, os acadêmicos querem ampliar o número de vagas e continuar ofertando o cursinho gratuitamente. “No ano que vem, assim que a gente conseguir concretizar esse projeto, pensamos em atender um público maior com 300 ou 400 alunos”, disse Murilo Henrique.

As aulas

As aulas do cursinho englobam as áreas de ciências humanas, com geografia e história; ciências naturais, com química, física e biologia; linguagens, com português, literatura e redação; e ainda matemática.

Devido à proximidade do Exame, Murilo ressaltou que as aulas estão mais focadas em redação, que vale nota 1.000, além de matemática. “Por enquanto nós estamos dando mais ênfase à redação e à matemática, porque temos pouco tempo e o ENEM basicamente se baseia nessas duas áreas”, afirmou.

Professores

As aulas do cursinho são ministradas por acadêmicos que estão concluindo cursos de licenciatura.

Aprovado

A estudante Letícia Neves está frequentando o cursinho e espera alcançar uma boa nota no ENEM. “O material é bom e os professores também estão bem antenados e qualificados. Espero alcançar a nota que eu estou desejando no ENEM para conseguir passar para o curso que eu quero”, afirmou.

O cursinho está aberto à comunidade e as dúvidas podem ser enviadas para o e-mail oficinaenemuft@hotmail.com ou por mensagem de WhatsApp pelo telefone (94) 992608046, falar com Murilo Henrique.

Foto: Eduardo Barros
Diretor do campus da UFT de Araguaína, José Emanuel, falou com os estudantes do cursinho
Foto: Eduardo Barros
Vice-diretora do campus, Kênia Rodrigues, também apoia o projeto
Foto: Eduardo Barros
Professor do curso de matemática, Freud, incentivou os estudos dos alunos

Comentários pelo Facebook: