Seet
Sobral – 300×100

Primeira aluna surda da UFT obtém nota 10 em TCC sobre inclusão no mercado de trabalho em Araguaína

Redação AF - |
Foto: Divulgação
Mariana Albuquerque, (a segunda da direita pra esquerda)

Com o tema “A inclusão da pessoa surda no mercado de trabalho de Araguaína”, a estudante surda, Mariana Ferreira Albuquerque, obteve nota máxima em sua apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso de Gestão de Cooperativas. Mariana é a primeira aluna surda a ingressar em um curso de ensino superior na Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus Araguaína. A apresentação ocorreu na tarde da última quinta-feira (11).

O trabalho de Pesquisa da estudante teve como objetivo refletir sobre a condição profissional do surdo inserido no mercado de trabalho em Araguaína, bem como traçar o perfil dos surdos integrados no mercado de trabalho na cidade.

A pesquisa ainda identificou o perfil social e tipo de ocupação e fez um levantamento das dificuldades e adequações encontradas pelo surdo no mercado de trabalho em Araguaína.

“Ao longo da história os surdos sofreram muito preconceito e descriminação, porém aos poucos foram superando os paradigmas da sociedade, até o presente, em que, a inclusão passa a ser política pública, definindo que todos têm direitos e cabe à sociedade se adequar para que as pessoas possam participar efetivamente da sociedade”, afirmou Mariana, no seu TCC.

Foto: Divulgação

A pesquisa

Para a realização da pesquisa, a acadêmica utilizou-se da aplicação de questionário fechado a 17 pessoas surdas. Dessas foram selecionadas três para uma entrevista semi-dirigida, filmada e transcrita.

Os resultados apontam que os surdos continuam enfrentando uma série de dificuldades para ingressarem no mercado de trabalho, principalmente a falta de qualificação profissional, o preconceito, aliado à dificuldade de comunicação, uma vez que as empresas não possuem intérprete de Libras, bem como está empregando os surdos para cumprirem a Legislação”, conclui a acadêmica.

Banca examinadora

A banca examinadora foi composta pelos professores Drª. Thelma Pontes Borges (Orientadora), Prof. Dr.º Miguel  Pacífico Filho e  Prof.ª Msc. Danielle  Mastelari  Levorato.

Foto: Divulgação

Comentários pelo Facebook: