Seet
Sobral – 300×100

Fiscais fazem visitas em acampamentos e orientam sobre cuidados ambientais

Agnaldo Araujo -
Foto: Fábio Gamba
Acampamentos do Rio Araguaia recebem visita técnica do Naturatins

Técnicos do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) que atuam na APA Ilha do Bananal/Cantão, em parceria com as Secretarias de Saúde e Administração da prefeitura Municipal de Araguacema, iniciaram as visitas aos acampamentos montados ao longo do Rio Araguaia, na manhã da última quinta-feira (07/07).

O objetivo principal da iniciativa é informar aos turistas quanto as atitudes ambientalmente corretas e necessárias em acampamentos, para que não sejam causados impactos na natureza pelas atividades recreativas e mantida a segurança de todos, nestas áreas.

De acordo com a assessoria do Naturatins, além das orientações, estão sendo entregues panfletos educativos a respeito das praias e das medidas necessárias, que devem ser adotadas para evitar a aproximação e o contato com jacarés, animais silvestres e peixes. Na ocasião, também está sendo preenchido um Termo de Compromisso com os dados do responsável pelo acampamento.

Durante a abordagem, estão sendo tratados assuntos como o encaminhamento do lixo produzido no acampamento para áreas apropriadas, na zona urbana, onde a prefeitura realiza regularmente a coleta, bem como a proibição da retirada de vegetação ciliar para a construção de estruturas nessas áreas, além das orientações sobre como manter afastados animais e peixes das áreas de banhos.

Com a assinatura do termo, os responsáveis pelo grupo visitante assumem o compromisso de manter a limpeza e providenciar a desmontagem das estruturas, deixando as praias da mesma forma que foram encontradas, antes de receberem a estrutura dos respectivos acampamentos.

O supervisor de gestão da Unidade de Conservação APA Ilha do Bananal/Cantão, Fábio Gamba, fala sobre o descumprimento do Termo. “Nos dias previstos para desocupação do local, haverá o monitoramento por parte da equipe de fiscalização. Caso seja observado o descumprimento do Termo de Compromisso, o órgão fiscalizador poderá tomar as medidas cabíveis, para cada caso, previstas no documento”, esclareceu.

Para conhecer a percepção ambiental dos frequentadores das praias do Rio Araguaia, no município de Araguacema, a representante do núcleo de Educação Ambiental da Apa, Hélia Regina, aproveita a visita para aplicar um questionário, que vai traçar o perfil do visitante.

Novas visitas serão realizadas ao longo da margem do Rio Araguaia, nesta sexta-feira (08/07) e permanecerão ocorrendo durante toda a temporada de praia. E de acordo com informações do supervisor da Apa, no decorrer dos intervalos das visitas, as equipes de fiscalização farão o acompanhamento para observar o cumprimento das medidas. (Ascom).

Comentários pelo Facebook: