Foi assim que o atual governador Carlesse chegou ao Governo.
O novo presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins para os próximos dois anos será escolhido em sessão extraordinária marcada para o dia 7 de julho, a partir das 9h, no plenário da Casa. Também serão eleitos os demais membros da Mesa Diretora.
O atual presidente, Antonio Andrade (PTB), é um aliado de primeira hora do governador Mauro Carlesse (DEM) e vai disputar a reeleição, caso não haja nenhum 'atropelo' daqui pra lá.
Corre nos bastidores da política estadual que Andrade já articula uma possível candidatura a governador em 2022 e, caso seja reeleito à presidência do Poder Legislativo, estará mais forte para articular o projeto de sucessão ao Palácio Araguaia. Foi assim que o então deputado Carlesse chegou ao Governo em 2018, com o impulso, claro, da cassação de Marcelo Miranda (MDB).
Para não desagradar o governador, Antônio Andrade fez uma gestão pacífica e evitou embates diretos com o Governo do Estado, mesmo diante dos atrasos recorrentes nos repasses do duodécimo.
ELEIÇÃO
O edital de convocação da eleição já foi publicado no Diário da Assembleia e abre prazo para o registro de candidaturas, que pode ser feito até o início da eleição, ou seja, às 8 horas do dia 7 de julho.
De acordo com o artigo 12 do Regimento Interno da Assembleia, a eleição da Mesa para os dois últimos anos de mandato dos deputados – de cada legislatura – devem ocorrer na primeira quinzena de julho. Já a posse ocorre no dia 1º de fevereiro.
“A eleição da Mesa Diretora para a 3ª e 4ª Sessões Legislativas de cada legislatura realizar-se-á na primeira quinzena de julho da 2ª Sessão Legislativa, em Sessão Extraordinária, por escrutínio secreto, com a presença da maioria absoluta dos Deputados, por convocação da Mesa Diretora”, diz o Regimento.