Direto ao Ponto

Arnaldo Filho

redacao@afnoticias.com.br

Bastidores | Palmas

Filiação de Marilon no DEM gera efeitos colaterais e põe interrogação no tabuleiro político

Essa movimentação pode colocar a 'Família Barbosa' no palanque de Cinthia.

Por Arnaldo Filho 708
Comentários (0)

02/04/2020 16h40 - Atualizado há 4 anos
Marilon Barbosa com Dorinha, agora no DEM

A chegada do presidente da Câmara de Palmas, Marilon Barbosa, ao DEM, desencadeia com toda certeza uma série de acontecimentos políticos, em efeito cascata.

O Democratas deve ser presidido pela deputada federal Dorinha Seabra até 31/12/2020, apesar da visível divergência interna com o colega de parlamento, o deputado Carlos Gaguim e com o próprio governador Mauro Carlesse.

Numa 'jogada de mestre', Dorinha conseguiu atrair ninguém menos que o irmão do vice-governador Wanderlei Barbosa - possível pré-candidato a prefeito.

MAIS FILIAÇÕES 

Informações de bastidores dão conta ainda que também se filiarão ao partido da deputada Dorinha o vereador Etinho Nordeste, oriundo do PTB, e o filho do deputado estadual Cleiton Cardoso (PTC), o jovem Pedro Cardoso.

O raciocínio é lógico: se Etinho Nordeste, atual presidente da Fundesportes, está indo para o DEM, resta claro que a parceria Dorinha/Cinthia Ribeiro se manterá para as eleições de 2020. A prefeita de Palmas, naturalmente, não deixaria que um dos seus fiéis escudeiros se filiasse a uma sigla inimiga. 

VAGA DE VICE NA CHAPA?

Nesta linha de raciocínio, também é perfeitamente natural conjecturar que o DEM negocie com Cinthia Ribeiro (PSDB) a vaga de vice-prefeito. É lógico que, "de graça", o DEM não vai repassar o apoio político, parte do fundo partidário e tempo de TV à prefeita. Neste caso, um dos três retromencionados seria o candidato a vice-prefeito. 

POR ELIMINAÇÃO...

O filho do deputado Cleiton Cardoso não tem qualquer cacife político para postular tal cargo. Contudo, nada é impossível. A força do poder econômico – a grana que o pai do 'garoto' tem para gastar na eleição – atrai o pêndulo para o seu lado. Essa hipótese é pouco provável e talvez Pedro dispute mesmo uma cadeira de vereador, contudo, não é totalmente improvável. 

Etinho Nordeste também poderia ser um bom candidato a vice-prefeito na chapa de Cinthia Ribeiro. É detentor de uma boa base política e vem mantendo uma boa proximidade com a gestora nos últimos seis meses. Está sim, portanto, no páreo. 

Mas o 'pulo do gato' da deputada Dorinha Seabra pode ser Marilon Barbosa. O atual presidente da Câmara de Palmas é articulado, possui musculatura política e traria, a tiracolo, o apoio da 'Família Barbosa', tradicionalíssima em Palmas. Tais fatores aliados seriam capazes de trazer muitos votos à chapa encabeçada por Cinthia Ribeiro. 

PALÁCIO COMO ALIADO PELA VIA TRANSVERSA

A despeito de ser irmão do vice-governador Wanderlei Barbosa e, agora, no mesmo partido do governador Mauro Carlesse, o vereador Marilon – na condição de candidato a vice-prefeito – traria, em efeito cascata, o Palácio Araguaia para a chapa de Cinthia Ribeiro. Isso poderia se dar por ação ou omissão. 

Não ter um candidato do Palácio apontando o dedo para seus eventuais equívocos é o melhor cenário que Cinthia Ribeiro poderia esperar. 

WANDERLEI FORA DO PÁREO

Por outro lado, o prazo de filiação se esgota no sábado(04/04) e o vice-governador Wanderlei Barbosa não demonstra nenhum interesse em migrar do PHS – que não atingiu a cláusula de barreira – para se filiar em outro partido.

Ao deixar transcorrer o prazo fatal de filiação, Wanderlei não poderia concorrer em outubro, visto que seu atual partido (PHS) é um fantasma no cenário eleitoral.

Neste caso, fica ainda mais claro que Wanderlei não será candidato a prefeito, a não ser que nos próximos dois dias ocorra alguma articulação sem nenhum alarde.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.