Direto ao Ponto

Arnaldo Filho

redacao@afnoticias.com.br

Sem influência

Nenhum deputado federal do Tocantins está na lista dos 100 mais influentes do Congresso

Houve renovação de mais de 50% nos nomes influentes em relação ao ano passado.

Por Arnaldo Filho 869
Comentários (0)

12/06/2019 08h36 - Atualizado há 4 anos
Congresso Nacional

O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) divulgou seu levantamento, feito nos quatro primeiros meses da atual legislatura, no qual aponta os 100 parlamentares do Brasil mais influentes no Congresso Nacional.

Disputam o status de influência em Brasília os 513 deputados federais e 81 senadores. Nenhum dos oito deputados do Tocantins aparece na lista e nem está cotado para ascensão em 2019. Dentre os três senadores do Estado, só o 'novato' Eduardo Gomes (MDB) é citado.     

Mas não há motivo para alarde já que cinco Estados não possuem nenhum representante na elite do Congresso Nacional neste ano de 2019. São eles: Espírito Santo, Mato Grosso, Pará, Rio Grande do Norte e Roraima.

O levantamento, também intitulado 'Os Cabeças do Congresso', mostra que houve uma renovação de mais de 50% nos nomes influentes em relação ao ano passado.

O tocantinense Gomes, assim que assumiu o mandato no início de fevereiro, já foi eleito como 2º Secretário da Mesa do Senado e depois escolhido como um dos vice-líderes do Governo Bolsonaro. Esse, talvez, é um dos motivos pelo qual o senador anda muito sumido do seu Estado do Tocantins. 

Os 'cabeças' são os parlamentares com elevada capacidade de diálogo e articulação nas duas Casas do Congresso e com atuação decisiva na aprovação/reprovação de projetos polêmicos, como a Reforma da Previdência Social.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.