Direto ao Ponto

Arnaldo Filho

redacao@afnoticias.com.br

Axixá do Tocantins

Prefeito usa coronavírus para impor isolamento ao principal adversário político no Tocantins

A nova doença começou a interferir no cenário político.

Por Arnaldo Filho 5.574
Comentários (0)

28/03/2020 14h22 - Atualizado há 4 anos
Damião Castro [atual prefeito] e Auri [ex-prefeito]

Em tempos de coronavírus e na reta final do prazo de filiação partidária, que termina no dia 4 de abril, a gestão do prefeito de Axixá do Tocantins, Damião Castro, impôs uma medida de isolamento domiciliar ao seu principal adversário político e pré-candidato a prefeito Auri-Wulange Ribeiro Jorge (PTB), de 46 anos.

Auri disse ter sido pego de surpresa nesta sexta-feira (27) com uma Notificação de Isolamento obrigatório por 7 dias. O prazo só termina em 4 de abril – justamente no último dia da janela partidária.

Durante esse período, Auri foi advertido pela Secretaria Municipal de Saúde que não pode sair de casa nem receber nenhuma visita, sob pena de até ser preso.

O documento afirma expressamente que a medida é necessária para "pessoas vindas de outros países, visando prevenir a dispersão do vírus Covid-19".

Ocorre que o pré-candidato a prefeito disse que não viajou sequer para outro Estado, tampouco para fora do país, nem esteve em local com alto índice de contaminação. 

"Ele [Damião Castro] está me prendendo em casa por questões meramente políticas. Não fizeram nenhum exame em mim, até porque não tenho nenhum sintoma, sequer um resfriado, não viajei para fora do país, não viajei para fora do Estado e não estou no grupo de risco. Não existe justificativa para esse isolamento na reta final do prazo de filiações. Isso é um constrangimento. O pessoal da secretaria deixou bem claro que se eu sair da minha residência eu vou ser conduzido à delegacia. Nem posso receber visitas na minha casa”, explicou Auri.

O Tocantins possui 9 casos confirmados da doença, sendo 8 em Palmas e 1 em Araguaína.

O OUTRO LADO

A reportagem tentou contato telefônico com a Prefeitura de Axixá, através do número que consta no site, mas a operadora disse que, "no momento, o telefone está programado para não receber chamada". Também foi feito contato por e-mail (prefeituraaxixa@hotmail.com). O espaço continua aberto.

QUEM DEVE FICAR EM ISOLAMENTO?

A medida de isolamento social é recomendada para pessoas que retornaram de outros país ou Estados com alto índice de contaminação ou mantiveram contato próximo com algum indivíduo que teve quadro de contaminação confirmado. 

Também deve ficar em isolamento quem apresentar os sintomas da doença, tais como  tosse seca, febre, dor no corpo, dificuldade de respirar e fadiga.

Notificação de isolamento social domiciliar

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.