Direto ao Ponto

Arnaldo Filho

redacao@afnoticias.com.br

Gestão da saúde

Alvo de operações da PF, ISAC tem contrato renovado na Saúde de Araguaína por R$ 5,4 milhões/mês

Instituto já gerencia unidades de saúde municipal desde o ano de 2018.

Por Conteúdo AF Notícias 1.432
Comentários (0)

24/01/2024 09h58 - Atualizado há 3 meses
Pronto Atendimento Infantil (PAI), uma das unidades geridas pelo ISAC em Araguaína

O Instituto Saúde e Cidadania (Isac) ganhou a nova licitação realizada pela Prefeitura de Araguaína para a gestão das principais unidades públicas de saúde do município. O contrato foi renovado pelo prazo de 5 anos e com valor mensal de R$ 5.444.933,79.

A organização continuará sendo responsável pelo gerenciamento, operacionalização e execução de atividades, ações e serviços no Hospital Municipal de Araguaína Dr. Eduardo Medrado (HMA), Unidade de Pronto Atendimento Infantil (PAI), Ambulatório Municipal de Especialidades (AME) e Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

O resultado final do chamamento público foi publicado no dia 22 de dezembro do ano passado no Diário Oficial do Município. Chama a atenção o fato de que apenas duas organizações participaram do procedimento, gerando questionamentos quanto à pouca divulgação da licitação, apesar da vultuosidade dos recursos envolvidos.

Os dois únicos participantes foram o próprio ISAC e o Instituto Genneses - Gestão em Saúde, Educação e Tecnologia, que acabou sendo desclassificado por não apresentar os documentos necessários à habilitação.

O Instituto Saúde e Cidadania já gerencia as unidades de saúde em Araguaína desde o ano de 2018. O ISAC é registrado como uma Organização Social sem fins lucrativos e tem sede em Brasília (DF). Hoje, a instituição está presente em cinco estados, além do Distrito Federal, gerenciando 14 unidades públicas de saúde, mas tem enfrentado diversos problemas e denúncias.

NO ALVO DE OPERAÇÕES POLICIAIS

Em novembro do ano passado, o ISAC foi alvo de uma operação da Polícia Federal que apura supostas fraudes a licitação, organização criminosa e lavagem de dinheiro possivelmente praticados por empresários e servidores públicos do Tocantins durante a pandemia de Covid-19. Na época, foram cumpridos 18 mandados de busca e apreensão em várias cidades.

O inquérito policial, que é desdobramento da 'Operação Ophiocordyceps', apura suspeitas de que a organização social contratada para o gerenciamento de leitos clínicos e de UTI em hospitais de Palmas e Gurupi teria superfaturado o valor dos insumos e serviços prestados. O governador à época era Mauro Carlesse (Agir). 

Em fevereiro de 2021, o ISAC foi alvo de outra operação da PF e Controladoria-Geral da União (CGU) para apurar supostos desvios de recursos do Fundo Municipal de Saúde de Araguaína (TO).  

Na época, o ISAC afirmou que os contratos firmados para a gestão das unidades para tratamento de Covid-19 foram executadas sob o cuidado das normas vigentes e disse que era de seu interesse responder a todos os questionamentos feitos pela CGU, auxiliando nas investigações realizadas pela Polícia Federal.

O QUE DIZ O ISAC?

"O Instituto Saúde e Cidadania - ISAC, vem a público esclarecer que a renovação contratual com a Prefeitura de Araguaína para administração das unidades de saúde municipais se deu dentro dos parâmetros da legalidade, respeitando o edital que, por sua vez, obedeceu os princípios legais, oportunizando a todos os interessados.

Ressaltamos ainda que é motivo de muita satisfação ver a saúde pública de Araguaína no âmbito municipal se desenvolver a passos importantes desde 2018 e ser um apoio estável para a população que sabe que pode contar com um serviço de qualidade, com profissionais capacitados e tecnologia avançada, inclusive, consolidando Araguaína como referência da saúde pública pediátrica para milhares de crianças e famílias. Os avanços na qualidade dos serviços prestados à população, inclusive, renderam o HMA, uma das unidades públicas administradas pelo ISAC, uma qualificação com selo de Acreditação Internacional, posicionaram a unidade como um dos melhores hospitais do país e ainda tornaram o HMA uma referência nacional reconhecida pelo Ministério da Saúde para cirurgias cardíacas pediátricas.

Reiteramos ainda que nossa capacidade técnica é atestada pela população araguainense, nos resultados das pesquisas medidoras da experiência do usuário: em todas as unidades de saúde geridas pelo ISAC níveis de satisfação estão acima dos 50%, com destaque para o desempenho do HMA (91,28%), AME (75,72%) E PAI (73,85%) no acumulado do ano de 2023. 

Reforçamos também que todas as demandas de investigação cursam com plena colaboração à justiça por parte de toda equipe de gestão e deliberação do ISAC, sempre transparente e disponível para esclarecimentos jurídicos e/ou sociais, visto a importância da natureza do serviço prestado à comunidade e por entender que o dinheiro público deve ser aplicado com lisura. 

Por fim, nos colocamos à disposição para demais esclarecimentos na certeza de uma relação cooperativa a fim de promover o bem estar da população araguainense, no que diz respeito ao nosso compromisso diário."

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.