Direto ao Ponto Direto ao Ponto

Arnaldo Filho

redacao@afnoticias.com.br

Governo do Estado

Secretário Afonso Piva pede exoneração após quase 2 anos na gestão da Saúde no Tocantins

Ele foi nomeado secretário da Saúde em 26 de outubro de 2021.

Por Arnaldo Filho 2.469
Comentários (0)

07/08/2023 17h50 - Atualizado há 8 meses
Afonso Piva estava no cargo de secretário desde outubro de 2021

O secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva de Santana, pediu exoneração do cargo na tarde desta segunda-feira (7/8), horas depois de o governador Wanderlei Barbosa ter confirmado à imprensa que ele permaneceria à frente da pasta.

O secretário da Administração, Paulo César Benfica, vai responder cumulativamente pela Saúde até a escolha do novo secretário.

A saída de Afonso Piva ocorre em meio à investigação da Polícia Federal sobre supostas irregularidades em contratos da Saúde, Na semana passada, a PF cumpriu mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao secretário e na sede de várias empresas.

Piva explicou que decidiu deixar o comando da secretaria para melhor colaborar com o andamento das investigações e se dedicar, com exclusividade, à sua defesa. 

Ele nega quaisquer irregularidades e garante que provará sua inocência. “É do meu total interesse que tudo isso seja esclarecido. Construí meu patrimônio ao longo de 19 anos de trabalho e nunca fui proprietário de qualquer empresa no setor de Saúde. Confio na justiça e vou provar a minha inocência”, afirmou o agora ex-secretário.

Afonso Piva é servidor de carreira (aprovado em concurso) do governo do Tocantins desde 2004 e ocupou diversos cargos de gestão no governo do estado. 

Ele foi nomeado secretário da Saúde em 26 de outubro de 2021 em meio à pandemia da Covid-19, com a missão de ampliar a oferta de serviços aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Desde então, o governo vem batendo recordes de cirurgias eletivas, mês a mês. O número de procedimentos realizados em 2023 já corresponde a 87% do total de cirurgias feitas no ano passado (10.704). 

Na época, Wanderlei Barbosa (Republicanos) havia assumido o governo após o afastamento do então governador Mauro Carlesse por suspeita de corrupção no plano de saúde dos servidores públicos e por montar uma espécie de grupo de espionagem dentro da Polícia Civil com a finalidade de monitorar e perseguir desafetos e adversários políticos.

Afonso Piva é graduado em Economia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) e possui MBA em Gestão em Saúde pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Na condição de servidor público, assumiu diversos cargos na Gestão, inicialmente como Coordenador Financeiro da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS). Na Secretaria da Saúde, exerceu também os cargos de Gerente de Patrimônio, Gerente de Almoxarifado, Diretoria Hospitalar e Superintendente de Aquisição e Estratégia de Logística.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.