Saúde

Mais de 1.000 pacientes realizam cirurgias eletivas durante o mês da temporada de praias

Em 2023, 9.326 pessoas já saíram da fila .

Por Redação
Comentários (0)

02/08/2023 16h12 - Atualizado há 8 meses
Realização de cirurgia

O Governo do Tocantins realizou 1.003 cirurgias eletivas em julho, mês de praias e férias. Em 2023, 9.326 pessoas já saíram da fila da Central Estadual de Regulação.

O número já corresponde a 87% de toda produção de 2022, quando foram ultrapassados todos os anos anteriores, com a realização de 10.704 procedimentos. Do total realizado em 2023, 71% (6.695) ocorreram nos hospitais estaduais. 

Os procedimentos são efetuados por meio de convênio com os municípios; nas unidades privadas contratualizadas; na rotina das unidades hospitalares estaduais e por meio do Programa de Aprimoramento da Gestão Hospitalar (PAGH-Cirúrgico), mais conhecido como Opera Tocantins.   

“Eu tenho muita dificuldade para andar e fazer as tarefas de casa. Eu estou muito feliz em ter sido atendida e finalmente voltar a trabalhar normalmente, pois nem emprego eu tenho mais por causa do problema que me causa dores nas pernas e me impede de andar por muito tempo”, disse a paciente Angilene Pereira de Sousa, moradora de Nova Rosalândia, que há quatro anos aguardava pelo procedimento de ortopedia e foi cirurgiada no domingo, 30 de julho, no Hospital Geral de Palmas.

“A ampliação das cirurgias ortopédicas é um avanço. É gratificante ver o empenho das equipes e a alegria dos pacientes que são acolhidos e tem suas vidas transformadas. Para quem ainda aguarda uma cirurgia, reiteramos que estamos trabalhando para melhorar a cada dia e atender a todos que precisam do Sistema Único de Saúde estadual”, disse o secretário de Estado de Saúde, Afonso Piva de Santana.

Uma das unidades em expansão de cirurgias é o Hospital Regional de Xambioá, que fez 157 cirurgias em 2022 e já se aproxima das 200 em 2023. “Com o apoio das equipes da secretaria, temos melhorado e agilizado os atendimentos com o programa Opera Tocantins. O nosso objetivo é fazer as cirurgias com a humanização que a população merece. Nós realizamos 41 cirurgias eletivas em julho e queremos humanizar cada vez mais o hospital e zerar as filas eletivas, atender os nossos pacientes sempre com o melhor atendimento possível”, afirmou o diretor-geral José Jardel Rocha.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.