Direto ao Ponto

Arnaldo Filho

redacao@afnoticias.com.br

OPOSIÇÃO OU SITUAÇÃO?

Dorinha e Irajá são os senadores do Tocantins mais alinhados ao governo Lula; Gomes é o menos

Eduardo Gomes (PL) é o que possui o menor alinhamento.

Por Eduardo Azevedo 757
Comentários (0)

27/12/2023 08h28 - Atualizado há 4 meses
Levantamento mostra alinhamento de Dorinha, Irajá e Gomes com o Governo Federal

O AF Notícias realizou um levantamento sobre o posicionamento dos três senadores do Tocantins em relação às pautas defendidas pelo governo do presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT). A reportagem utilizou o 'Radar do Congresso', uma ferramenta de busca e análise de dados dos parlamentares do Congresso Nacional.

As informações revelam o nível de alinhamento de cada parlamentar com o Governo Federal por meio da análise de votações e apoio a propostas governamentais.

No contexto de representação do Tocantins, a senadora Professora Dorinha Seabra (UB) é a que possui a maior porcentagem de alinhamento com o Governo Federal, seguida pelo senador Irajá (PSD) e, por último, o senador Eduardo Gomes (PL). Confira abaixo:

Dorinha e Gomes apoiaram a candidatura à reeleição do ex-presidente Jair Bolsonaro. Além disso, Gomes era o líder do governo no Congresso Nacional.

  1. Senadora Professora Dorinha (UB) - 88% de alinhamento com o Governo Lula.
  2. Senador Irajá (PSD) - 73% de alinhamento com o Governo Lula.
  3. Senador Eduardo Gomes (PL) - 63% de alinhamento com o Governo Lula.

O partido União Brasil, ao qual a senadora Dorinha pertence, comanda três ministérios no governo: Comunicações, Integração Nacional e Turismo. O PSD, do senador Irajá, também tem indicação em três pastas: Agricultura e Pecuária, Minas e Energia, além de Pesca e Aquicultura. Já o PL, do senador Eduardo Gomes e maior partido de oposição, não possui indicações no primeiro escalão do Governo Federal.

Veja também

A última atualização da base de dados do "Radar do Congresso" ocorreu em 27 de novembro de 2023, sendo importante destacar que o recesso legislativo no Senado teve início em 23 de dezembro de 2023 e seguirá até 1º de fevereiro de 2024. É necessário considerar que durante esse período ainda não contabilizado (entre novembro e dezembro) pelo radar, ocorreram novas votações e posicionamentos dos senadores, o que pode influenciar para mais ou para menos as porcentagens de alinhamento com o Governo Federal.

Ouvindo os parlamentares

AF Notícias fez contato com as assessorias dos senadores do Tocantins para comentarem o levantamento. Apenas a senadora Dorinha respondeu até agora.

Senadora Professora Dorinha: "Em relação ao meu alinhamento de votação com o Governo Federal, gostaria de esclarecer que o meu partido União Brasil, do qual sou vice-líder no Senado, é independente e que minhas decisões são sempre tomadas com base no que considero ser o melhor para o Tocantins e para o Brasil. Analiso cada proposição de forma independente e voto de acordo com minhas convicções e com o que acredito ser o interesse da população. É natural que haja momentos em que minhas posições se alinhem com as do Governo Federal e, em outros momentos, divirjam. Isso faz parte do processo democrático. Meu compromisso é sempre com o Tocantins e com o desenvolvimento do nosso País. Acredito que o diálogo e a colaboração entre os diferentes poderes são essenciais para a nossa democracia".

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.