Direto ao Ponto

Arnaldo Filho

redacao@afnoticias.com.br

Pandemia

Sistema de saúde atinge colapso na região norte do Tocantins; UTI's estão 100% lotadas

As 38 vagas em leitos de UTI para pacientes adultos estão todas lotadas.

Por Arnaldo Filho 8.869
Comentários (0)

02/08/2020 12h28 - Atualizado há 1 mês
HRA tem 17 leitos, mas só 10 estão em funcionamento e totalmente lotados

O sistema de saúde da região norte do Tocantins atingiu o colapso neste sábado, 1º de agosto, em razão do aumento de casos graves da doença. O Estado registrou mais de 1.000 novos casos de coronavírus apenas nas últimas 24 horas.

Conforme dados da 5ª Promotoria de Justiça de Araguaína, que possui atuação na área de defesa da saúde, todos os leitos de UTI Covid para adultos atingiram 100% de lotação nos hospitais públicos e privados.

Pelo SUS, são 10 leitos de UTI em funcionamento no Hospital Regional de Araguaína (HRA), 10 no Hospital Municipal de Campanha (HMC) e 10 no Dom Orione (HDO), totalizando 30 leitos para adultos. O HDO ainda mantém 8 leitos privados, mas todos estão lotados.

A iminência de colapso no sistema de saúde havia sido alertada na última sexta-feira (31 de julho), em nota pública assinada pelos promotores de Justiça Saulo Vinhal Leonardo Olhe Blanck e pelo defensor público Sandro Ferreira.

O documento afirma que a situação da covid-19 piorou em Araguaína neste mês de julho com um expressivo aumento de casos ativos, saltando de uma média de 800 para 1.541, já descontados os números de óbitos e de pacientes recuperados.

TAXA DE OCUPAÇÃO EM 1º DE AGOSTO: 100%

Sistema de saúde atinge colapso na região norte do Tocantins

DISTORÇÃO NA TAXA DE OCUPAÇÃO DE LEITOS

MPTO e DPE citam que há uma grande distorção na taxa de ocupação dos leitos de UTI divulgada diariamente nos boletins do Governo do Estado e da Prefeitura de Araguaína, produzindo uma falsa sensação de tranquilidade.

Esses órgãos somam todos os leitos avançados (leitos de estabilização em UPA, leitos pediátricos e leitos privados) para chegar ao cálculo do percentual, quando, na verdade, os percentuais deveriam ser analisados isoladamente, já que os leitos pediátricos não podem ser ocupados por adultos e os leitos da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) nem deveriam ser considerados no cálculo da oferta, por serem destinados a pacientes transitórios.

HRA: 17 VAGAS, MAS SÓ 10 EM OPERAÇÃO

Outro exemplo dessa distorção está no Hospital Regional de Araguaína, onde há 17 vagas de UTI para os pacientes de Covid-19, porém, apenas 10 estão atualmente em operação e as demais encontram-se bloqueadas por falta de profissionais.

Mesmo assim, ao calcular a ocupação, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) usa como base as 17 vagas. Como 10 estão ocupadas, o Governo divulga que a taxa de ocupação é de apenas 59%, quando na verdade é de 100%.

HOSPITALIZAÇÃO NO TOCANTINS

O Tocantins registrou 1.088 novos de Covid-19 casos nas últimas 24 horas. Já são 26.434 casos no total desde o início da pandemia, destes, 15.414 pacientes estão recuperados, 10.625 em isolamento domiciliar ou hospitalar e 395 pacientes foram a óbito.

Há 252 pessoas hospitalizadas, sendo 93 em leitos públicos clínicos e 63 em UTI Covid. Já na rede privada, há 43 pacientes em leitos clínicos em 53 em UTI.

ALERTA 

O Ministério Público e a Defensoria Pública fazem um apelo à população. “Ainda que estejamos trabalhando para ampliar a disponibilidade de leitos em Araguaína, sem o esforço conjunto de todos não conseguiremos deter a Covid-19 e sofreremos inevitavelmente os seus terríveis reflexos em todo o sistema de saúde – como já estamos sofrendo, aliás”, afirmam os órgãos. 

"Por favor, se puder, fique em casa! Se sair, previna-se", finaliza a nota que pode ser conferida aqui.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2020 AF Notícias. Todos os direitos reservados.