Gurupi

Adapec fecha laticínio clandestino, apreende queijo, leite, rótulos e multa proprietário no Tocantins

O laticínio funcionava em Gurupi, no sul do Tocantins. Ação ocorreu após denúncia.

Por Redação 3.036
Comentários (0)

20/02/2020 09h06 - Atualizado há 4 anos
Leite apreendido

A Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) interditou um laticínio clandestino em Gurupi, no sul do Tocantins, e multou o proprietário em R$ 5 mil na manhã quarta-feira (19).

A ação contou com apoio da Polícia Civil e ainda resultou na apreensão de 137 quilos de queijo, 100 quilos de queijo ralado, 500 litros de leite, 12 mil rótulos e 183 mil embalagens rotuladas com informações fraudulentas.

Segundo o inspetor de defesa agropecuária da Adapec, Gerson Afonso Faria Nascimento, a fabricação de queijos era realizada em péssimas condições higiênicas, o estabelecimento não possuía registro em serviço de inspeção oficial, faltava equipamentos mínimos para o processamento, não havia a realização de análises laboratoriais da matéria prima, além de irregularidades de ordem estrutural ineficiente contra insetos e roedores, presença de baratas, fezes de morcegos, entre outras.

Emitimos auto de infração e termos de fiscalização, notificação, apreensão, interdição e destruição”, disse Gerson.

De acordo com o diretor de Defesa, Inspeção e Sanidade Animal, Márcio Rezende, a ação foi realizada após denúncia recebida pelo Disque Defesa da Adapec. “Após aquela operação que realizamos no início do mês em Luzimangues, despertou a atenção de pessoas sobre a produção clandestina e recebemos uma denúncia anônima informando sobre o funcionamento clandestino deste laticínio e foi comprovada o seu funcionamento. Por isso, é importante que as pessoas denunciem, porque só assim podemos combater este tipo de comércio ilegal”, destacou Márcio.

A Adapec dispõe de um disque denúncia onde qualquer cidadão pode denunciar a produção e comercialização de produtos de origem animal clandestinos. O número do Disque Defesa é 0800-631122.

+ Fábrica clandestina armazenava queijos perto de chiqueiro de porcos e usava etiqueta falsa no Tocantins

Queijos apreendidos

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.