Pandemia

Araguaína registra 1º caso suspeito do novo coronavírus; paciente está em isolamento domiciliar

O plano de contingência foi anunciado pelo prefeito Ronaldo Dimas.

Por Redação 13.373
Comentários (0)

13/03/2020 16h48 - Atualizado há 4 anos
Prefeito Ronaldo Dimas (ao centro)

Um caso suspeito do novo coronavírus está sendo monitorado pelas autoridades em Araguaína. É o 1º registro na cidade e foi comunicado pela direção do Hospital de Doenças Tropicais em Araguaína (HDT) à Secretaria Municipal de Saúde, seguindo o protocolo do Ministério da Saúde. 

A paciente está em isolamento domiciliar e aguarda o resultado de exames conclusivos, que deve sair no início da próxima semana. É uma mulher de 38 anos que esteve em outro estado recentemente.

A Prefeitura de Araguaína disse que já tem um plano de contingência para enfrentar o novo coronavírus, principalmente em razão do grande número de pessoas que a cidade receberá neste fim de semana para realização das provas do concurso público. São mais de 30 mil candidatos inscritos.

As medidas foram anunciadas pelo prefeito Ronaldo Dimas e pela superintendente de Atenção Especializada do Município, Ana Paula dos Santos, durante coletiva à imprensa na tarde desta sexta-feira (13).

"Devemos ter o resultado dos exames em breve e esperamos que seja negativo, mas o fato é que dificilmente a gente vai se tornar uma ilha. Mais cedo ou mais tarde algo nesse sentido deve acontecer aqui. Se não for agora, tudo leva a crer que em breve esse vírus vai estar por aqui", disse o prefeito. 

Quanto ao concurso, Dimas afirmou que será disponibilizado álcool em gel para todos os candidatos e máscaras para aqueles que apresentarem sintomas como tosse. Quem tiver sintomas mais fortes será isolado em outra sala. Dimas pediu ainda que todos os candidatos usem máscaras, na medida do possível.

O prefeito orientou ainda que as pessoas com sintomas mais simples de gripes devem procurar primeiramente as Unidades Básicas de Saúde. Já a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) atenderá os casos mais graves. 

"A medida emergencial se deu devido a uma pessoa estar com a suspeita do vírus em Araguaína, à vinda de pessoas de outras localidades para realização do concurso e o atendimento em locais públicos", explicou a prefeitura.

Palmas tem dois casos suspeitos. São duas jovens de 22 e 26 anos que estiveram recentemente viajando pela Europa, inclusive na Itália, onde há o maior número de casos confirmados. 

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.