Palmas

Classe artística e cultural fica indignada com Cinthia Ribeiro após fusão entre fundações

Cultura e Esportes agora estão juntas na mesma fundação.

Por Redação 686
Comentários (0)

04/04/2022 16h10 - Atualizado há 2 anos
Reforma administrativa promovida por Cinthia Ribeiro desagrada classe cultural de Palmas

Artistas, agentes e produtores culturais de Palmas encaminharam uma Carta Aberta à Prefeitura de Palmas na qual manifestam indignação com a fusão entre a Fundação Cultural e a Fundação de Juventude e Esportes, conforme a medida provisória de nº 2, da 1° de abril de 2022.

A medida faz parte de uma profunda reforma administrativa promovida pela prefeita da capital, Cinthia Ribeiro (PSDB). A fusão deu lugar à Fundação da Cultura, Juventude e Esportes de Palmas.

Na Carta, os artistas, produtores e instituições destacam a discrepância entre as políticas cultural e desportiva, afirmando que a junção dessas pastas seria benéfica apenas para a promoção das grandes estruturas de eventos, nem sempre importante para a aplicação das políticas culturais que visam o atendimento das comunidades nos seus territórios.

A classe solicita diálogo aberto com os artistas e agentes culturais, bem como as Câmaras Setoriais dos Conselhos de Políticas Culturais do Município de Palmas e do Estado do Tocantins, instâncias legalmente instituídas para mediar interesses entre o Poder Executivo e a população trabalhadora das artes e da cultura.

A Carta também declara preocupação que de a união destas pastas resulte na herança de irregularidades, bem como a falta de expertise e conhecimento técnico, trazendo retrocessos à gestão cultural, sendo por tanto repudiada por toda a classe.

“Também temos dúvidas sobre a capacidade de execução dos programas culturais, projetos, editais e do Plano Municipal de Cultura, caso a Fundação Cultural de Palmas, já castigada por defasagem do quadro de funcionários e orçamento incompatível com seus objetivos, seja unificada com as pastas do Esporte e da Juventude”, complementam.

O documento foi encaminhado à prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, nesta segunda-feira (4), e é assinado pelas Câmaras Setoriais do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Palmas, pelas Câmaras Setoriais do Conselho Estadual de Políticas Culturais do Tocantins, a Federação Tocantinense de Artes Cênicas (Fetac), Associação Tocantinense de Cinema e Vídeo (ATCV), Federação de Quadrilhas Juninas do Estado do Tocantins (Fequajuto), Sindicato dos Músicos do Tocantins (Sindimusi), Ordem dos Músicos do Brasil – Seccional Tocantins (OMB-TO), Conselho Nacional de Políticas Culturais - Representação da Região Norte, Associação de Artes Visuais do Tocantins (Avisto) e Academia Tocantinense de Letras (ATL).

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.