Mapa da covid-19

Coronavírus começou pela região central de Palmas, mas já se espalhou por toda a cidade

O número de casos mais que dobrou nos últimos 15 dias.

Por Nielcem Fernandes 791
Comentários (0)

28/04/2020 17h55 - Atualizado há 3 anos
De acordo com o novo mapa, os casos estão espalhados por todas regiões da cidade

No início de abril, durante o primeiro pico de casos do novo coronavírus em Palmas, o mapa da Secretaria Municipal de Saúde apontava que quase todos os pacientes infectados estavam na região central da cidade. No dia 7 de abril, eram 14 casos confirmados de covid-19 e nenhum óbito.

Com a mudança do perfil de contágio, com transmissão comunitária da doença, o número de casos chegou a 37 nesta segunda-feira (28) e agora estão espalhados por todas as regiões da cidade.

Palmas tem atualmente 1.432 notificações e 532 casos descartados. A capital também registou o primeiro óbito por complicações causadas pela covid-19 no Tocantins.

Novo mapa

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, a distribuição dos casos se deve principalmente ao novo perfil de contaminação. Os primeiros contaminados foram pessoas com histórico de viagem para o exterior ou outros estados com casos de covid-19.

Agora há vários pacientes que foram infectados por transmissão comunitária (ou sustentada). Nesse tipo de contaminação, não é possível traçar o histórico epidemiológico do paciente (contatos), o que facilita o avanço de novos casos.

Desabafo da prefeita

Desde o início das medidas de distanciamento social, impostas pela administração da capital, a prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) vem sendo pressionada a ceder e flexibilizar as regras para o funcionamento do comércio.

Nesta segunda-feira (27), a gestora publicou um novo decreto, nº 1.884/2020, que tornou obrigatório o uso de máscaras nos espaços públicos a partir do dia 04 de maio.

Em meio à pressão, a prefeita desabafou “Se alguém ouvir ou ler as mensagens que recebi nos 15 últimos dias, se revoltaria e perguntaria: vale a pena? Posso elencar uma série de nomes. Há quem prefere pagar multa, descumprir os decretos, ajuizar ações, pagar pra ver o caos. Difícil tentar cuidar de quem não quer ser cuidado".

No início do mês, os casos estavam concentrados na região central da capital

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.