Em Tocantínia

Comunidade aprova implantação do 1º centro de ensino indígena com tempo integral no Tocantins

O programa Escola Jovem em Ação foi implantado no Tocantins, em 2017.

Por Redação
Comentários (0)

13/01/2020 10h41 - Atualizado há 4 anos
Diretor da unidade de ensino, Nilson Wazase Xerente

A comunidade escolar do Centro de Ensino Médio Indígena Xerente em Tocantínia, na região central do Tocantins, aprovou a implantação do Programa Escola Jovem em Ação. Com isso, a unidade passará a ofertar o ensino médio em tempo integral, sendo a primeira do Estado. A consulta pública ocorreu neste sábado (11).

A implantação ocorrerá por etapa e contempla apenas o ensino médio, conforme explicou Maristélia Alves, coordenadora do programa.

“Iremos debater todos os pontos colocados pela comunidade escolar durante a consulta pública e ainda no início deste semestre começamos a implantação do programa. A implantação será feita inicialmente nas turmas de 1ª série do ensino médio, no ano que vem passa também para a 2ª série e, por fim, em 2022, todas as turmas de ensino médio do Cemix passam a integrar o Jovem em Ação, e funcionarão em tempo integral”, explicou a coordenadora.

Comunidade

O diretor da unidade de ensino, Nilson Wazase Xerente, destacou que o ensino em tempo integral é uma importante conquista para a comunidade escolar. “Sentimos honrados com essa proposta. É um projeto que traz importantes melhorias para o ensino e que será mais um diferencial para a nossa escola. E por querermos ver essas melhorias, o avanço no aprendizado dos nossos alunos, aprovamos a proposta de implantação”, destacou.

Para o secretário do Centro de Ensino Médio Indígena Xerente, Silvino Sirnãwẽ Xerente, a consulta à comunidade é um diferencial de todo o processo. “É muito importante essa consulta que a secretária fez aqui hoje, pois a implantação do ensino médio em tempo integral nasce com o acolhimento da comunidade. Estamos tomando essa decisão junto com a secretária. Como estamos aqui participando diretamente da vida da comunidade podemos colaborar com todo o processo”, ponderou.

Jovem em Ação

O programa Escola Jovem em Ação foi implantado no Tocantins, em 2017, com a parceria do Governo Federal e foi adotado por 12 unidades escolares. Em 2019, são 23 escolas contempladas com o programa. O diferencial é que o jovem passa a ser protagonista e participa ativamente de todo o processo educacional, desde a elaboração, a execução, até a avaliação das ações realizadas na escola.

Com o programa, a unidade escolar passa a investir na formação de salas temáticas, na construção de laboratórios de ciências e na formação de professor. Em 2020, além do Centro de Ensino Médio Indígena Xerente, outras cinco unidades de ensino passarão a contar com as ações do Programa Escola Jovem em Ação.

Secretário do Centro de Ensino Médio Indígena Xerente, Silvino Sirnãwẽ Xerente

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.