Rio Sono

Conheça a pior cidade do Tocantins na vacinação contra covid-19; só 339 doses aplicadas

Com essa lentidão, a imunização atingiu apenas 4,23% dos moradores.

Por Conteúdo exclusivo AF Notícias 6.305
Comentários (0)

09/04/2021 11h15 - Atualizado há 3 anos
Itair Martins, prefeito de Rio Sono (TO)

Dos 139 municípios do Tocantins, Rio Sono é o último colocado no ranking de imunização da população contra a covid-19. A cidade é administrada pelo prefeito reeleito Itair Martins (DEM) e fica na região nordeste do estado.

O município já recebeu do Governo do Estado o total de 940 doses da vacina contra o novo coronavírus. Porém, apenas 339 foram aplicadas até esta sexta-feira, dia 9 de abril, sendo 274 da 1ª dose e só 65 da segunda dose.

Com essa lentidão, a imunização atingiu apenas 4,23% dos moradores. O município possui 6.488 habitantes, segundo a estimativa mais recente do IBGE.

Para piorar a situação, o site da prefeitura de Rio Sono (riosono.to.gov.br/) está totalmente desatualizado e não tem nenhuma informação sobre as ações de combate à pandemia, nem mesmo o boletim epidemiológico que deveria ser divulgado diariamente. A foto principal que aparece no site foi publicada ainda em 18 de novembro de 2019, convidando os moradores para a temporada de praia daquele ano.

Até mesmo os telefones de contato da prefeitura e e-mails disponíveis no site estão desatualizados. A reportagem tentou ligar no telefone da Secretaria de Saúde, informado no site (63 99941-3204), mas a ligação caiu na caixa postal. Já o endereço eletrônico (riosono2017@hotmail) parecer não existir mais, pois a mensagem voltou. Assim, a reportagem não conseguiu explicações a respeito da lentidão na vacinação. O espaço continua aberto.

Por determinação do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Ministério Público do Tocantins (MPTO), todas as informações referentes à pandemia, bem como os gastos, deveriam ser amplamente divulgados e disponibilizados numa aba de fácil acesso na página principal do site da prefeitura. É o princípio da transparência na gestão pública.

O atual prefeito de Rio Sono, Itair Martins (DEM), assumiu o cargo em abril de 2018 após a renúncia de Dr. João, que pretendia disputar a eleição para deputado estadual naquele ano. Itair foi reeleito nas eleições 2020.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.