Conhecendo a gestão

Conheça Ana Paula, a mulher que assumiu a Saúde de Araguaína no início da pandemia

Ela assumiu pela primeira vez a pasta em março de 2020, logo no início da pandemia.

Por Redação 1.353
Comentários (0)

04/02/2021 08h31 - Atualizado há 3 anos
Secretária Ana Paula Abadia

Após trabalho à frente da Secretaria Municipal da Saúde em 2020, enfrentando logo de início a pandemia da covid-19, Ana Paula Abadia foi escolhida pelo prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, para continuar comandando a pasta em sua gestão.

Especialista em Saúde Pública, Ana Paula é mais uma personagem da série “Conhecendo a gestão”, que tem o objetivo de aproximar a população dos gestores municipais. 

Natural de Paraíso do Tocantins, Ana Paula morou em Palmas, onde formou-se em Administração pela Ulbra (Universidade Luterana de Palmas). Funcionária pública concursada pela Secretaria de Estado da Saúde como Gestora em Saúde, mudou-se para Araguaína em 2013, sendo cedida do Estado para o Município de Araguaína desde 2014, onde já desenvolveu atividades na Superintendência da Atenção Básica, atuando como diretora de atenção especializada e superintendente de Atenção Especializada.

Ana Paula assumiu pela primeira vez a Secretaria da Saúde de Araguaína em março de 2020, logo no início da pandemia da covid-19, atuando de forma decisiva para o planejamento e adequação do sistema de saúde pública municipal para o enfrentamento da doença na cidade.

“Foi um desafio muito grande assumir a secretaria logo no início da pandemia e implantar serviços que ainda não existiam no Município. Implantamos um hospital de campanha com leitos de UTI e clínicas, além de serviços na vigilância epidemiológica e atenção básica, mas tudo só foi possível graças ao esforço coletivo de uma equipe preparada e bem montada”, disse.

A secretária também possui especializações em saúde pública com ênfase em saúde coletiva e da família pela faculdade Itop, gestão da clínica nas regiões de saúde pelo Instituto Sírio-Libanês e qualificação de gestores do SUS pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, entre outros cursos de aperfeiçoamento em saúde pública.

VEJA TAMBÉM

Funções da Secretaria da Saúde 

O papel da Secretaria Municipal da Saúde de Araguaína é planejar, executar e controlar os serviços de saúde na cidade, visando à efetivação do Sistema Único de Saúde (SUS), com a garantia dos princípios da universalidade, equidade e integralidade da atenção à saúde e o compromisso com a defesa da vida.

A secretaria oferece desde atendimentos que englobam atenção básica à saúde e de urgência médica, até a atendimentos especializados de média e alta complexidade, como também a estruturação e o desenvolvimento das ações da Vigilância em Saúde.

Atualmente, Araguaína conta com 20 UBS (unidade básica de saúde), 1 UPA (Unidade de Pronto Atendimento), 2 hospitais municipais, Ambulatório Municipal de Especialidades, CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) Álcool e outras Drogas, Assistência Farmacêutica, SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Serviço de Atendimento Domiciliar, Centro de Castração, CEREST (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), CER (Centro Especializado em Reabilitação), Oficina Ortopédica, Centro Municipal de Fisioterapia, Central Municipal de Regulação, Centro de Vigilância Sanitária e de Vigilância Epidemiológica, 2 equipes do NAF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) e um CCZ (Centro de Controle de Zoonoses).

(Felipe Maranhão/Ascom)

“Foi um desafio muito grande assumir a secretaria logo no início da pandemia", disse a secretária

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.