Elizângela Moura

Secretária da Educação é professora concursada desde os 18 anos e se sente realizada

Ela é mestra em Educação pela Universidade Federal do Tocantins.

Por Redação 4.755
Comentários (0)

27/01/2021 14h46 - Atualizado há 3 anos
Elizângela Moura

O prefeito Wagner Rodrigues confiou à professora Elizângela Moura a missão de comandar a Secretaria Municipal da Educação a partir de 2021. A educadora tem grande experiência na área e é a terceira personagem da série “Conhecendo a gestão”, que tem o objetivo de aproximar a população dos gestores municipais. 

Mais nova de 6 irmãos, Elizangela é natural de Colinas do Tocantins, mas chegou a Araguaína com um ano de vida, onde construiu sua família e carreira profissional. “Desde criança, sempre fui apaixonada pelos livros e amava contar histórias. Ainda sem a alfabetização, eu já mostrava o gosto pelo aprendizado e muito mais por ensinar, brincava de dar aulas e, já frequentando a escola, decidi que a educação era a área profissional que me faria feliz”, disse Elizângela. 
 
Vinda de família simples, a professora alcançou sua primeira formação no magistério, graças a uma bolsa que ganhou em uma escola particular de Araguaína. Após essa oportunidade, foi buscar outras formações e logo concluiu o curso de Letras e Pedagogia pela Universidade do Tocantins.  

Aos 18 anos, assumiu seu primeiro concurso público estadual como educadora, quando iniciou sua profissão ministrando aulas para a Educação Infantil e, anos depois, adquiriu experiência também como professora do Ensino Médio e universitária. 
 
Outras formações e experiências  

Elizângela Moura é mestra em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) e possui ainda graduação e especialização em "Formadores em Educação de Jovens e Adultos" pela Universidade de Brasília e em Gestão Educacional e Metodologia do Ensino de Linguagem - Língua Portuguesa, Artes e Educação Física pela Educon.   
 
Já exerceu a função de pedagoga no Núcleo Pedagógico da Facdo (Faculdade Católica Dom Orione) e de coordenadora geral do Colégio Santa Cruz, desde 2011. É integrante do quadro da Secretaria Estadual de Educação e Cultura desde 1992, onde já atuou como docente, supervisora, coordenadora e diretora regional. 
 
Toda minha família venceu pela força da educação e, por isso, sou tão apaixonada por tudo que essa área agrega ao ser humano. Algo que sempre procurei manter vivo na minha profissão é o carinho e o respeito pelo outro, pelos alunos e sigo acreditando que a educação pode ajudar a possibilitar melhoria de vida. Sou muito realizada por ser professora”, concluiu a secretária. 
 
Funções da Secretaria da Educação 

A pasta é responsável pela gestão dos sistemas infantil e fundamental de ensino, contribuindo para a formação do cidadão e sua inclusão social.

A secretaria implanta e coordena as políticas municipais de educação, orienta e fiscaliza o funcionamento de 48 colégios municipais (30 na zona urbana e 18 na zona rural), além de 24 creches.  
 
A sede da secretaria, onde atuam 205 servidores das áreas administrativa, financeira e outras, está localizada na Avenida Bernardo Sayão, 499, no Entroncamento, e funciona das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas.  

Veja também

A Secretaria da Educação é responsável pela gestão dos sistemas infantil e fundamental de ensino

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.