Lei

Distrito de Novo Horizonte, em Araguaína, se tornará cidade por um dia a partir de 2023

Ações dos poderes Executivo e Legislativo municipais serão transferidas para o distrito.

Por Agnaldo Araujo | Conteúdo AF Notícias 3.580
Comentários (0)

03/12/2022 09h05 - Atualizado há 1 ano
Distrito de Novo Horizonte fica em Araguaína

O distrito de Novo Horizonte, localizado a 17 km do centro de Araguaína, se tornará cidade por um dia a partir de 2023. A determinação consta na lei nº 3.335, de 01 de dezembro de 2022, sancionada pelo prefeito Wagner Rodrigues.

Conforme a norma, na segunda-feira da segunda semana do mês de agosto de cada ano, as ações dos poderes Executivo e Legislativo municipais serão transferidas para o distrito de Novo Horizonte, garantindo acesso rápido aos diversos serviços oferecidos pelo poder público municipal.

Na data, poderão ser realizadas ações como atendimentos itinerantes de saúde; mutirão de limpeza nas ruas e avenidas; desfile cívico; renegociação de tributos municipais; palestras educativas nas escolas; emissão de documentos pessoais; e serviços relacionados à Assistência Social.

A iniciativa é do vereador Geraldo Silva e segue modelo do que ocorre quando a cidade de Miracema se torna capital do Tocantins por um dia, em 07 de dezembro de cada ano. A mudança de sede está prevista na Constituição Estadual e é uma homenagem ao município que foi a capital provisória do estado durante um ano, entre 1º de janeiro a 31 de dezembro de 1989.

Breve história do distrito de Novo Horizonte

A história do local começou a ser escrita em 1962, quando o lavrador Raimundo Silva Ramos se instalou em um lugar chamado "Coqueiro do Chico", uma área de nove alqueires. Em 1964, o local recebeu o nome de Fazenda Novo Horizonte.

Dois anos depois, o lavrador começou a lotear o terreno, vendendo para várias pessoas interessadas em morar na região. Com o passar dos anos, a população aumentou e o lugar começou a ser chamado de povoado.

Em 2013, um projeto de lei foi apresentado solicitando a criação do Distrito Novo Horizonte. O projeto foi aprovado em 2016. O distrito foi criado pela Lei nº 3014/2016, sendo promulgada em 14 de julho daquele mesmo ano.

Curiosidade

Ainda quando povoado, Novo Horizonte chegou a ser conhecido como "Troca Tapa". Segundo os moradores mais antigos, esse apelido foi dado após um morador da cidade de Aragominas, conhecida como Pé do Morro, ter visto duas crianças brigando. Os dois meninos trocavam socos no meio da rua e o visitante apelidou o local de Troca Tapa.

Lei que faz o distrito ser cidade por um dia

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.