Ciência e Educação

Hospital Universitário de Araguaína seleciona bolsistas para programa de iniciação científica

Inscrições abertas até o dia 22 de abril.

Por Redação
Comentários (0)

08/04/2022 20h24 - Atualizado há 2 meses
Bolsas para programa de iniciação científica no HDT/UFT.

O Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), em Araguaína, está com as inscrições abertas para submissão de projetos de pesquisa e indicação de alunos no Programa de Iniciação Científica (PIC). Serão concedidas 10 bolsas de iniciação científica para estudantes de graduação da UFT e UFNT, no valor de R$ 400 por 12 meses.

Os interessados têm até o dia 22 para participação no processo seletivo. Mais informações estão disponíveis no Edital (link).

SOBRE O PIC

O PIC é uma parceria entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Visa implementar programas e projetos de desenvolvimento científico na área de ciência e tecnologia em saúde em Hospitais Universitários Federais da Rede Ebserh, e vai financiar 320 bolsas em todo o país.

Entre os objetivos, está a consolidação e o fortalecimento da metodologia científica na busca de soluções de problemas enfrentados no cotidiano dos HUs/Ebserh, contribuindo, assim, para sua melhoria. Também pretende incentivar os profissionais envolvidos em pesquisa no âmbito hospitalar e promover o contato de estudantes de graduação nas atividades de iniciação científica e/ou tecnológica com técnicas e métodos científicos aplicados à área da saúde, despertando a vocação científica e incentivando talentos potenciais.

EBSERH

O HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh desde fevereiro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. 

Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede de Hospitais Universitários Federais atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2022 AF Notícias. Todos os direitos reservados.