Fortes chuvas

Mais de 70 pessoas estão desalojadas após cheia do rio Tocantins; Wanderlei visita região

Na última segunda, o nível do rio Tocantins já havia baixado cerca de 30 cm.

Por Redação 2.137
Comentários (0)

28/12/2021 16h20 - Atualizado há 2 anos
Moradores ficaram ilhados e precisaram deixar suas casas

Até o momento, 78 pessoas dos municípios de Paranã, Miracema e Peixe precisaram ser retiradas de suas casas e levadas para alojamentos temporários ou casas de parentes devido as fortes chuvas que cairam na região, elevando o nível do rio Tocantins e afluentes.

Na manhã desta terça-feira (28/12), o governador Wanderlei Barbosa visitou a região e determinou a distribuição de cestas básicas às famílias impactadas pelas cheias dos rios e a rápida atuação da Agência Tocantinense de Transporte e Obras (Ageto), para minimizar os danos causados pelas chuvas à infraestrutura de estradas e pontes.

VEJA MAIS 

O governador ressaltou que está trabalhando em apoio aos municípios para uma resposta mais ágil às demandas. “Nós estaremos à disposição da população e dos prefeitos atuando de maneira conjunta, com orientações da Defesa Civil e, caso seja preciso fazer algum socorro imediato, nós estamos preparados”, frisou.

“Nós tivemos algumas pontes que tiveram problemas nos aterros, mas já tomamos providências com a Ageto e vamos continuar vigilantes diariamente, por meio da Defesa Civil e das nossas forças de segurança”, finalizou Wanderlei. 

Monitoramento

Na última segunda-feira (27/12), o nível do Rio Tocantins já havia baixado cerca de 30 cm. O diretor executivo da Defesa Civil Estadual, major Alex Matos Fernandes, destacou que o órgão monitora a vazão dos rios e das hidrelétricas durante todo o dia.

“Nas últimas horas, nós observamos que o volume do rio e a vazão das hidrelétricas estão estáveis. Aqui em Miracema, foi percebida também uma diminuição no volume e nós esperamos que, nos próximos dias, as coisas voltem à normalidade”, informou o major. 

Ainda segundo o major Matos, nos municípios de Aliança, São Valério e Peixe, a vazão do rio tem diminuído e alguns municípios como Pedro Afonso, Tupirama e Esperantina estão sob monitoramento para que, em caso de necessidade, a equipe da Defesa Civil possa atuar de maneira mais rápida.

“A gente tem previsão de chuva para os próximos dias, porém, o alerta de chuva, que no sábado estava laranja, baixou para amarelo. Com isso, o volume de chuva será menor, os rios não receberão tanta água e assim voltaremos à normalidade”, frisou Matos.

Quanto à abertura de comportas das hidrelétricas, o major Matos informou que a ação é realizada de forma controlada para garantir a segurança dos moradores da região. “Sem as hidrelétricas, o volume do rio não era controlado; e com a hidrelétrica, nós temos esse controle. Quando há um excesso de água, como o registrado nos últimos dias por conta das chuvas, e é necessário abrir as comportas, a população local é avisada previamente sobre o aumento no volume do rio, mas mesmo este volume é controlado para que a população não seja colocada em risco. Essa ação é um procedimento normal nas hidrelétricas e é essencial para evitar enchentes, por exemplo”, explicou. 

VEJA MAIS 

Ações para reparo na infraestrutura de pontes e estradas também foram determinadas pelo Governo
Governador Wanderlei Barbosa acompanha trabalho da Defesa Civil na região de Miracema

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.