Guaraí

Mais uma cidade do Tocantins adere ao protocolo da hidroxicloroquina com azitromicina

O novo protocolo também está sendo adotado em Araguaína e Peixe.

Por Redação 2.068
Comentários (0)

20/05/2020 18h57 - Atualizado há 3 anos
Hidroxicloroquina e azitromicina serão usados em pacientes de covid-19 em Guaraí

A Prefeitura de Guaraí (TO) anunciou que vai adotar a orientação para o uso da hidroxicloroquina associada à azitromicina no tratamento de pacientes confirmados com Covid-19. A cidade tem 23 casos confirmados da doença e 1 óbito.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a medida é uma decisão baseada na Nota Técnica nº 03/2020, com recomendação do Conselho Regional de Medicina do Tocantins (CRM) e Ministério da Saúde.

A decisão foi consolidada nesta terça-feira (19) com o consentimento dos profissionais da saúde. Entre os critérios estabelecidos para o uso da medicação, estão a autorização expressa do paciente e a obrigatoriedade que o profissional de saúde avise da ausência de evidências sólidas de que o tratamento possa ter um efeito confirmado na cura do Covid-19.

Segundo a médica Priscila Guimarães de Sousa, o tratamento segue indefinido, pois, o pouco que se sabe é que a hidroxicloroquina associada à azitromicina mudou o percurso de algumas doenças, o que não significa cura. Porém, o uso dessas medicações associadas pode evitar o progresso da doença de uma fase mais grave.

“Essa decisão de adotar a hidroxicloroquina associada à azitromicina tem como base alguns estudos realizados em alguns países, dentre eles europeus. Estamos tentando ofertar para a população de Guaraí uma possível solução”, disse.

Conforme a orientação que será adotada em Guaraí, o médico irá avaliar a indicação do uso desta associação e baseado em cada caso, levando-se em consideração algumas contra-indicações, o tratamento será proposto ao paciente na fase inicial.

“Caso a pessoa aceite, ela terá que assinar um Termo de Consentimento para então ser iniciado o tratamento. Antes de assinar o termo, o paciente estará ciente que se trata de uma opção ainda em estudo e análise”, completou a médica, Priscila Guimarães.

A prefeitura disse ainda que já iniciou o planejamento com reserva de recursos para aquisição dos medicamentos. “Nesta primeira etapa serão adquiridos 2 mil unidades de comprimidos para o início dos tratamentos”, revelou a secretária municipal da Saúde, Marlene Sandri. A previsão de início do tratamento é para as próximas semanas.

A Saúde reforçou que as medidas de controle social, bem como a correta higienização das mãos e uso de máscaras, ainda são prioridades no enfrentamento ao coronavírus.

VEJA TAMBÉM

+ Prefeito compra hidroxicloroquina manipulada para tratamento da covid-19 no Tocantins

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.