Centenário (TO)

MPE ajuíza ação de improbidade contra prefeito após TCE apontar falhas em licitações

O gestor já tinha sido advertido pelo TCE sobre as falhas nas licitações ainda em 2013.

Por Redação 1.275
Comentários (0)

18/02/2019 07h52 - Atualizado há 5 anos
Prefeito de Centenário, Wesley da Silva Lima

O Ministério Público Estadual (MPE) ingressou com uma Ação Civil Pública por ato de Improbidade Administrativa contra o prefeito de Centenário (TO), Wesley da Silva Lima.  Ele é o gestor que ficou conhecido no Tocantins após autonomear-se secretário de Saúde do Município.

Segundo o MPE, auditorias realizadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) detectaram graves irregularidades em licitações no período de janeiro a setembro de 2015, como objeto detalhado de maneira inadequada, ausência de realização de pesquisa de preços, prorrogação de prazo contratual sem justificativa e falta de acompanhamento da execução e fiscalização do contrato.

Conforme o promotor de Justiça de Itacajá, Rogério Rodrigo Ferreira Mota, a auditoria do TCE constatou que não havia controle de entrada e saída de veículos locados e chamou a atenção do MPE o fato de que o prefeito teria mandado incinerar todas as requisições de abastecimento tão logo fossem pagas.

A auditoria também constatou que no Pregão Presencial 001/2015, para aquisição de combustíveis e lubrificantes, houve fator impeditivo e limitador à competitividade, já que só poderia participar quem tivesse bomba num raio de 100 km, sem qualquer justificativa para tanto. Segundo o MPE, esta é, aproximadamente, a distância entre o município de Centenário e Pedro Afonso, localização do único fornecedor que apresentou proposta de preço.

O gestor já tinha sido advertido pelo TCE sobre as falhas nas licitações ainda em 2013.

Além disso, o prefeito fez o 3º aditivo no valor de R$ 350 mil para serviços de varrição, limpeza e coleta de lixo no município de Centenário, em 2015, sem prévia justificativa e sem plano de varrição de ruas ou qualquer parâmetro de comparação para o preço contratado.

Ao relatar os atos de improbidade administrativa, o promotor destacou que “é preciso que os agentes públicos entendam que o patrimônio público não é dinheiro de ninguém, mas sim de todos”.

Nos pedidos, o MPE requereu a quebra do sigilo bancário do prefeito para que as instituições financeiras forneçam cópia de todos os extratos, cheques, aplicações e movimentações financeiras do prefeito, a origem e destino dos depósitos em suas contas-correntes e cadernetas de poupança, bem como os saldos médios mensais, do período de janeiro a dezembro de 2015.

O promotor solicitou também bloqueio de bens móveis e imóveis do prefeito para ressarcir prejuízos aos cofres públicos, perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de cinco a oito anos, pagamento de multa civil de até duas vezes o valor do dano e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de cinco anos.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.