Decreto

Prefeita proíbe entrada de pessoas não vacinadas em cidade turística do Tocantins

Ministério Público questiona decreto e pede revogação imediata.

Por Redação 1.779
Comentários (0)

23/07/2021 14h15 - Atualizado há 2 anos
Lagoa da Serra no município de Rio da Conceição

A prefeita de Rio da Conceição, Edinalva Oliveira (PT) proibiu que pessoas não vacinadas contra a Covid-19 entrem no município a partir de 12h desta sexta-feira até domingo, e também nos feriados. A medida está prevista no artigo 4º do Decreto Municipal nº 100, de 22 de julho de 2021.

A 2ª Promotoria de Justiça de Dianópolis afirmou que a proibição é ilegal e expediu, nesta sexta-feira (23), uma Recomendação Administrativa para que a prefeita revogue imediatamente o trecho do decreto.

Rio da Conceição fica na sudeste do Tocantins, na região das Serras Gerais, e possui vários atrativos turísticos como a Lagoa da Serra, considerada uma das mais belas da região, com águas cristalinas e mormas; muitas cachoeira, incluindo a do Cavalo Queimado, e também um balneário no centro da cidade.

Conforme o decreto, as pessoas devem apresentar comprovação de vacinação de pelo menos a 1ª dose, além do comprovante de residência no município. Pelo decreto, as empresas de turismo somente poderão entrar no município com turistas também vacinados.

Segundo o promotor de Justiça Rogério Mota, o Decreto padece de legalidade e constitucionalidade, visto que as imposições limitam a liberdade de ir e vir do cidadão, não podendo ocorrer de forma indiscriminada, mesmo diante de situações de anormalidade. Argumenta o promotor que direitos fundamentais previstos na Constituição Federal somente podem ser limitados na presença de razões graves e suficientes que justifiquem a medida.

O Município tem o prazo de 24h para responder acerca do acatamento da recomendação.

Lagoa da Serra em Rio da Conceição

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.