Município deve regulamentar lei no prazo de até 60 dias.
A prefeita de Miracema do Tocantins, Camila Fernandes, sancionou uma lei que autoriza o município a distribuir absorventes higiênicos para mulheres de forma gratuita.
A lei, de número 641, de 06 de outubro de 2021, foi publicada no Diário Oficial do Município desta quinta-feira, 11 de novembro, data em que entrou em vigor.
Conforme a norma, a distribuição gratuita pode ser realizada para mulheres de baixa renda, em situação de vulnerabilidade e/ou risco social, cadastradas no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do município.
A lei foi aprovada pela Câmara Municipal, mas o município deve regulamentá-la no prazo de até 60 dias após a publicação no Diário.
Veto de Bolsonaro
Em outubro deste ano, o presidente Jair Bolsonaro vetou a distribuição gratuita de absorvente menstrual para estudantes de baixa renda de escolas públicas e pessoas em situação de rua ou de vulnerabilidade extrema. A decisão argumenta que o texto do projeto não estabeleceu fonte de custeio.
A proposta, de origem na Câmara dos Deputados, foi avalizada pelo Senado em setembro e seguiu para avaliação do presidente.