'Pais que cuidam’

Empreendedor assume afazeres domésticos após chegada dos filhos e vira exemplo de pai e marido

Pai de dois filhos pequenos, Amadeu Filho decidiu ser uma rede de apoio para a esposa.

Por Redação 775
Comentários (0)

12/08/2022 16h16 - Atualizado há 1 ano
Amadeu e os filhos

O servidor público e empreendedor Amadeu Filho, de 30 anos, pai de dois filhos, é o último personagem da série ‘Pais que cuidam’, promovida para celebrar o Dia dos Pais, comemorado no domingo, 14 de agosto.

A missão é contar a história de araguainenses que vivenciam a paternidade e, por meio do amor, aprendem a ser pessoas melhores e superam as dificuldades, sejam elas financeiras, sociais, além dos preconceitos.

Amadeu é casado há cinco anos com a professora Keliane Cardoso e, juntos, são pais da Eloísa, de três anos, e do Isaac, de nove meses. A experiência da paternidade do empreededor pode ser dividida em dois momentos bastante marcantes na vida dele: com a primeira filha e depois, com o segundo filho.

Pai de primeira viagem

“Quando casamos, tínhamos o projeto de ter filhos, mas não tivemos planejamento sobre isso, foi tudo da forma que Deus quis. Não tem como não dizer que, quando a gente é pai de primeira viagem, como foi o caso da Eloísa, eu não conseguia dar banho nela nos primeiros dias. Tivemos ajuda, mas logo em seguida eu me encorajei e assumi. Mesmo sendo profissional de saúde, eu ainda tinha um pouco de insegurança”, contou Amadeu.

E o outro grande desafio foi ter um papel importante também na vida da esposa no puerpério. Ele lembra que, como o primeiro parto foi cesariana e um resguardo maior por parte da mãe, as dificuldades foram maiores.

A compreensão do homem tem que estar voltada muito para esse lado também. Na questão da alimentação, por exemplo, eu que fazia tudo, a comida da bebê e da minha esposa, e todos os afazeres domésticos, eu assumi”, compartilhou o servidor.

Isaac, o segundo filho

Quando Isaac nasceu, Amadeu conta que a parceria entre ele e a esposa foi ainda maior. “Eu fiquei todo o tempo no hospital, porque, com a Eloísa, eu estava mudando de emprego, e não podia ficar lá o tempo todo. Com nosso segundo filho, quando voltamos para casa, eu assumi todos os banhos e outras tarefas com 100% mais de segurança”, disse.

E para o servidor, se existiu algum momento ruim na paternidade até agora, não foi por culpa dele, da esposa ou dos filhos.

“O ruim é que a gente só tem os sete dias da licença-paternidade, porque se tivesse mais tempo, pelo menos uns 30 dias, seria bom demais. Eu quero estar perto, ajudar, porque eu reconheço que é complicado para a mãe nesse período”, revelou Amadeu.

Amamentação

Para a mãe, o início da amamentação é um período bastante sensível, repleto de dúvidas e, muitas vezes, sacrifícios por causa dos desconfortos físicos. E Amadeu diz que fez o possível para tornar esse momento o melhor possível para a esposa.

“Eu pegava a Eloísa do berço, colocava no colo dela, ficava ao lado, colocava para arrotar, trocava as fraldas. Nesses momentos, a mãe é o foco do bebê, mas ela cansa, então eu tirava um pouco o bebê do colo e ficava com ela para a Keliane poder descansar. A ajuda do pai tem que ser muito nesse sentido”, afirmou Amadeu.

Rede de apoio para a família

O servidor público reconhece que o papel da mãe é cansativo por causa de todas as fases da gravidez, o parto, o resguardo, as noites em claro nos primeiros meses de vida da criança. Por isso, ele acredita que o melhor que o esposo pode fazer é se colocar à disposição para o que for necessário.

E o mais importante: é preciso lembrar sempre que, além de ser pai, o homem também precisa honrar o papel de marido.

“A gente não pode se ver apenas como pai. Nós somos maridos, fazemos parte de um casal. Às vezes, a gente foca muito no cuidado com os filhos e deixa de lado o cuidado com a esposa. A questão de ter um momento só a dois, resgatar um pouco a vida do casal, porque os filhos mudam a nossa rotina, não tem como. Não podemos separar as coisas, tem que cuidar de tudo com a mesma dedicação. Temos que lembrar que ela não é só mãe, ela é esposa também”, finalizou.

Amadeu com a esposa e os filhos

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.