Saúde em Araguaína

UTI Pediátrica do HMA completa 6 anos e já garantiu suporte para a realização de 4.113 cirurgias

HMA é referência em cirurgias cardíacas pediátricas no Tocantins.

Por Redação
Comentários (0)

27/06/2024 09h25 - Atualizado há 2 dias
Cirurgia pediátrica sendo realizada no Hospital Municipal.

Notícias de Araguaína -  Ao nascer, o pequeno Caio Lopes Rodrigues enfrentou seu primeiro desafio: uma cirurgia para corrigir uma cardiopatia congênita, uma malformação na estrutura e função do coração que se desenvolve durante a vida fetal, geralmente nos primeiros dois meses de gestação.

Durante todo o tempo em que Caio esteve internado no Hospital Municipal de Araguaína (HMA), sob gestão do Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), Lucineia Divina Lopes Rodrigues esteve ao lado do filho e conta que sempre confiou em Deus e na equipe do hospital.

“Foi um período muito difícil, cheio de incertezas, mas crendo sempre que Deus estava no controle de tudo. E agradeço a toda a equipe que agora faz parte da nossa história. Foi um processo difícil, mas eles fizeram tudo parecer menos doloroso”, conta a mãe de Caio, que já está com nove meses de vida.

Cuidados intensivos

De acordo com a Dra. Elena Medrado, médica pediatra e diretora técnica do HMA, para realizar cirurgias infantis, uma unidade de saúde precisa, obrigatoriamente, dispor de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica. E desde sua implementação, em abril de 2018, o hospital já realizou 4.113 cirurgias.

Após um procedimento complexo, crianças frequentemente necessitam de cuidados intensivos para monitorar e tratar complicações imediatas que podem surgir. A UTI está equipada com muita tecnologia e uma equipe de profissionais especializados para fornecer suporte vital contínuo. Isso inclui ventilação mecânica, monitoramento hemodinâmico e administração de medicamentos críticos que estabilizam a condição do paciente”, destaca a diretora.

Até 31 de maio deste ano, 370 crianças precisaram ser internadas na UTI Pediátrica do HMA. Desse total, 294 pacientes, incluindo o pequeno Caio, passaram por cirurgia cardíaca pediátrica, cujo serviço foi iniciado em novembro de 2019. 

Os maiores investimentos que a prefeitura fez nos últimos anos estão na saúde. E os números mostram isso. Mas, mais do que bons índices, a gente se alegra em ver tantas vidas salvas, crianças que agora têm um futuro promissor pela frente porque foram muito bem cuidadas nas nossas unidades de saúde”, ressalta o prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues.

Referência em cirurgias pediátricas

Atualmente, o HMA é referência no Estado do Tocantins na realização de cirurgias cardiopediátricas e é plenamente equipado para atender dos casos mais simples aos mais complexos.

Equipamentos específicos para medir sinais vitais, como batimentos cardíacos, pressão arterial e níveis de oxigênio no sangue são fundamentais para a identificação rápida de qualquer desvio que possa indicar complicações pós-operatórias. Esse monitoramento permite intervenções imediatas, reduzindo riscos e melhorando os resultados clínicos”, enfatiza a Dra. Elena.

Para garantir a segurança, qualidade e humanização no atendimento, o hospital conta com uma equipe de cerca de 350 profissionais qualificados, dedicados ao acolhimento e à assistência das crianças durante todo o processo, desde o pré-operatório até a recuperação total. 

Infraestrutura

A infraestrutura do HMA também é um diferencial importante. A unidade possui dois centros cirúrgicos, dez leitos de UTI Pediátrica com monitoramento individualizado, sete leitos de isolamento para os casos de doenças transmissíveis e 62 leitos de enfermaria.

Além disso, atuam na UTI Pediátrica do HMA um total de 71 profissionais, entre médicos, intensivistas pediátricos, enfermeiros especializados, fisioterapeutas, nutricionistas, terapeutas e outros especialistas indispensáveis para atender as necessidades das crianças no pós-operatório. 

Hospital da Criança

Ainda este ano, a Prefeitura de Araguaína dará início às obras do novo Hospital da Criança, que será construído do lado do Pronto Atendimento Infantil (PAI), integrando os serviços de pronto-atendimento de urgência, internação e cirurgias. A unidade terá um total de 100 leitos, sendo 20 leitos de UTI Pediátrica, 10 leitos semi-intensivos e 70 leitos de internação.

Sobre o HMA

Referência no atendimento pediátrico de alta complexidade no Tocantins, o Hospital Municipal de Araguaína Dr. Eduardo Medrado é custeado pela Prefeitura de Araguaína e Governo do Tocantins, recebe também recursos da União e está sob gestão compartilhada do ISAC. Possui 61 leitos e é reconhecido com o selo de Acreditação Qmentum Internacional, nível de excelência Diamante, e como o 22º melhor hospital público do Brasil pelo IBROSS – Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.