Claudiel Santos

Vereador cita imprudência alarmante em Araguaína e pede concurso para agente de trânsito

Número de veículos registrados na cidade praticamente dobrou em dez anos.

Por Redação 1.543
Comentários (0)

10/10/2022 11h34 - Atualizado há 1 ano
Vereador de Araguaína Claudiel Santos

O vereador Claudiel Santos (Solidariedade) solicitou ao prefeito Wagner Rodrigues a revogação da lei que extinguiu o cargo de Agente de Trânsito e a realização de novo concurso público para a área por causa do aumento no número de acidentes.

O parlamentar destacou que Araguaína passou por grandes mudanças no trânsito nos últimos anos, com destaque para a criação da Agência de Segurança Transporte e Trânsito (ASTT), abertura de novas ruas e grandes avenidas e instalação de novos semáforos e radares eletrônicos.

Conforme dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran)  e do IBGE, o número de veículos registrados em Araguaína passou de 67.087 veículos em 2010 para 130.985 em 2021, um salto de mais de 95%.

“O número aumenta ainda mais quando pensamos na frota circulante, veículos que estão registrados em outras cidades, mas que circulam em Araguaína. Araguaína também atrai milhares de pessoas diariamente, impactando diretamente no fluxo do seu trânsito, por ser uma cidade polo, com economia pujante e referência em saúde e educação”, explicou Claudiel Santos.

O Senatran destaca que as cidades com trânsito municipalizado devem ter pelo menos um Agente de Trânsito para cada mil veículos registrados. Porém, conforme o Portal da Transparência do município de Araguaína, atualmente, a cidade conta com apenas 18 Agentes de Transito para educar, orientar, fiscalizar e realizar a segurança viária em toda a cidade, número que atinge menos de 15% do efetivo necessário.

Esses fatores somados com a imprudência, negligência e imperícia de parte dos condutores que trafegam na cidade fazem com que o número e a gravidade dos acidentes em Araguaína seja preocupante”, afirmou o vereador.

TÍTULO DE CIDADÃO

No dia 23 de setembro, o vereador  entregou título de cidadão araguainense ao servidor Shelldon Nogueira Ramos de Sá, em reconhecimento à sua contribuição na Superintendência de Trânsito da ASTT. Shelldon tem formação na área, é agente de trânsito de Palmas e tem grande experiência na área.

Ao usar a tribuna da Câmara, o ex-superintendente falou da importância do agente de trânsito no processo de mudança de comportamento da população e disse que o município deve rever a decisão de extinguir o cargo de Agente de Trânsito, considerada por ele como equivocada. "Não consigo vislumbrar Araguaína sem o trabalho do Agente de Trânsito", disse o profissional homenageado.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.