Sudeste

Justiça eleitoral suspende divulgação de pesquisa em Dianópolis e fixa multa de R$ 53,2 mil

Em Dianópolis, já foram divulgadas três pesquisas registradas pela justiça eleitoral.

Por Redação 1.441
Comentários (0)

28/10/2020 14h26 - Atualizado há 3 anos
Dianópolis é a principal cidade da região sudeste do Tocantins

A Justiça Eleitoral da 25ª Zona Eleitoral de Dianópolis, região Sudeste do Estado, concedeu medida liminar e determinou a suspensão da divulgação do resultado da pesquisa TO-07816/2020, em razão de falhas no questionário da sondagem. A decisão fixa multa no valor de R$ 53.205,00 caso haja o descumprimento da decisão.

Conforme o juiz eleitoral Baldur Rocha Giovannini, o questionário da pesquisa não contém a indicação do bairro ou setor a qual o eleitor pertence, o que inviabiliza a confiabilidade das informações. A Lei 9.504/1997 e a Resolução TSE 23.600/2019 informam todos os requisitos obrigatórios para a validade da pesquisa eleitoral, e umas delas é a indicação da área física de realização do trabalho a ser executado, com expressa indicação dos bairros ou área em que foi realizada. A pesquisa seria divulgada pelo jornal 'Porto News'.

Diante disso, na decisão o juiz fundamenta “que esta omissão dificulta a fiscalização e compromete a segurança da pesquisa, pois esvazia a possibilidade de análise quanto à representatividade do resultado. Não seria possível assegurar que os entrevistados foram selecionados com observância à distribuição equitativa por localidade”, pontuou.

Pesquisa Eleitoral

No Tocantins tem crescido as críticas aos institutos de pesquisas eleitorais. Muitos resultados têm destoado bastante da realidade. Uma recente matéria do jornalista Arnaldo Filho trata justamente sobre a "Farra das Pesquisas". Segundo ele, infelizmente, essa situação joga uma cortina de desconfiança sobre todos, inclusive dos profissionais coerentes que jamais aceitariam qualquer tipo de manipulação de dados. Assim, os honestos acabam pagando pelos corruptos! Trata-se de uma verdadeira desonestidade com o eleitor.

Em Dianópolis, já foram divulgadas três pesquisas registradas pela justiça eleitoral.

A primeira pesquisa foi divulgada pelo Jornal Porto News/IPPN, sendo registrada com o número: TO-04287/2020. Cópia impressas do referido jornal foi espalhada pela cidade no dia 11 de setembro.

Outra pesquisa foi divulgada pelo Jornal O Girassol, registrada com número TO-02519/2020 no Tribunal Superior Eleitoral.

Uma outra pesquisa encomendada pelo Instituto Avox, encomendada pelo Jornal O Coletivo, de Palmas, que está registrada com o número TO-01480/2020.

(Colaborou o jornalista Walber Cardoso)

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.