Candidato a senador

Amastha destaca força do PIB do Tocantins e questiona: 'como pode ter pessoas passando fome?'

Para o candidato a senador, falta gestão.

Por Redação
Comentários (0)

14/09/2022 08h30 - Atualizado há 1 ano
Amastha comentou crescimento do PIB, que foi o 2º maior do país

A economia do Tocantins cresceu 6,1% no primeiro semestre de 2022, impulsionada principalmente pelo volume de vendas no comércio. Isso é o que aponta a análise feita pelo Banco do Brasil em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) dos estados da federação. A variação positiva de 6,1% alcançada pelo Tocantins só não é maior que o desempenho obtido pelo estado do Mato Grosso, cujo crescimento foi de 8% em igual período. Já o crescimento da economia no Brasil não passou de 2,5% no mesmo período.

O resultado, porém, contrasta com a realidade vivida por milhares de tocantinenses. Segundo dados mais recentes divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2020, 30,2% da população do Tocantins vivia em situação de pobreza e 5,8%, em extrema pobreza.

Ainda de acordo com IBGE, nesse mesmo período, 30,2% dos 1,6 milhão de tocantinenses viveram com menos de R$ 450 por mês, sendo que muitos ainda precisaram viver com menos de R$ 155 a cada 30 dias.

“O número que retrata o crescimento da economia é, sem dúvida, positivo e devemos comemorar. Estamos em segundo lugar e bem acima da média nacional. Ver o estado bem colocado é o que todos querem, mas a gente sabe que a grande maioria da população vive em extrema pobreza, o que é inadmissível. Num estado tão rico como o nosso, como pode ter pessoas passando fome? E esse contraste só tem uma causa: falta de gestão”, destacou o candidato ao senado pelo PSB, Carlos Amastha.

Proposta de melhorias

Amastha acredita que, com projetos certos em pouco tempo, o estado figuraria na primeira posição. “Sempre digo que o poder público não deve atrapalhar o mercado, pelo contrário, deve ser indutor de bons projetos capazes de atrair grandes investidores que gerem emprego e renda para a população, até porque o poder público não tem condições de absorver toda essa mão de obra. Quanto mais pessoas trabalhando, mas o comércio fica aquecido e a pessoa com poder de compra tem condições de investir na sua própria qualidade de vida e de sua família”, ressaltou.

O candidato reiterou o quanto quer contribuir para o desenvolvimento do estado. “Investir é a palavra de ordem. Quando for senador, trabalharei até o último minuto para atrair investidores para esse estado. Vou destinar recursos para que todos os municípios desenvolvam bons projetos que beneficiem a população e mude essa realidade, que é cruel”, complementou.

Dados

Com base nos dados do IBGE, a variação do volume de vendas no comércio entre os primeiros semestres de 2021 e 2022 ficou em 5,3% no Tocantins. O IBGE também aponta que o Tocantins está entre os três estados da federação com melhor empregabilidade no setor do comércio, apresentando as menores taxas de desemprego. Nesse quesito, Tocantins e Mato Grosso do Sul empatam com uma taxa de desemprego de 6,8%; ambos estão atrás apenas de Santa Catarina, cuja taxa é de 5,3%.

“Agora, imagina com as diversas potencialidades que esse estado tem e que não são exploradas, o quanto poderíamos estar ainda melhor. De forma que não só uns poucos tenham recursos, mas que todos tenham condições de trabalhar e de viver dignamente. Nas nossas caminhadas, por onde a gente passa, as pessoas pedem três coisas: emprego, comida e, principalmente, que a gente não esqueça deles quando for eleito. Porque essa é a realidade, só lembram do povo quando precisam do voto, depois esquecem. Comigo vai ser diferente, vamos desenvolver grandes projetos para esse estado que beneficiem a todos”, finalizou.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.