PROPOSTAS

Carlesse faz balanço da Segurança Pública em seu governo e defende valorização das polícias

Destacou que investiu em concurso público e qualificação das forças policiais.

Por Redação
Comentários (0)

02/09/2022 09h45 - Atualizado há 1 ano
Carlesse em entrega de viaturas quando foi governador.

O candidato a senador Mauro Carlesse (Agir) reforçou a importância do Estado investir em segurança pública, relacionando a efetividade da segurança ao desenvolvimento econômico e social. Carlesse também reafirmou seu compromisso de, no Senado, destinar recursos para a área.

Entendo que não tem como um estado se desenvolver se a comunidade não se sentir segura, por isso, quando governador, busquei trabalhar para que o Tocantins fosse visto como um lugar tranquilo e seguro pelos moradores, por investidores e turistas que visitavam o Estado. No Senado, vou destinar emendas para dar melhores condições de trabalho às nossas polícias e ajudar a combater a criminalidade”, garantiu o candidato do Agir.

Em sua gestão no Governo do Estado, os investimentos em segurança foram de aquisição de viaturas e armamentos a concurso público e qualificação de servidores. “No momento em que assumimos o Governo, em 2018, iniciamos um trabalho intenso de fortalecimento da segurança pública e de combate à criminalidade. Investimos em todas as áreas da segurança e, em pouquíssimo tempo, os resultados vieram”, enfatizou.

COMBATE AO CRIME

O Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2022, produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, registrou uma redução de 15,8% em casos de mortes violentas intencionais no Tocantins de 2020 para 2021, caindo de 458 para 390 ocorrências no período. 

Os roubos e furtos de veículos também caíram 22,4%; roubos e furtos de celulares caíram 45,6%; a taxa geral de ocorrências de roubos foi reduzida em 29,2%, com destaque para os índices de roubos a transeuntes, que tiveram redução de 39,1%. Também caíram os índices de tráfico (-13,6%), posse e uso de entorpecentes (-14,4%).

O Anuário também mostra que somente nos dois últimos anos da sua gestão, os investimentos do Governo com policiamento e defesa civil somaram mais de R$ 125 milhões.

INVESTIMENTOS E INOVAÇÃO

Carlesse disse que renovou 100% da frota de veículos das forças de segurança, entregando 583 novas viaturas para as Secretarias da Segurança Pública, Polícia Militar (PM) e Cidadania e Justiça. À Polícia Militar, o Governo também entregou novos armamentos, investiu em formação e qualificação profissional e implantou programas inovadores que trouxeram resultados à comunidade, como a Patrulha Maria da Penha, o Programa Vigia, o PMTO Mobile, além da realização da Operação Hórus/Vigia de combate à criminalidade.

Paralelamente, manteve e ampliou programas executados por meio de parcerias entre a Polícia Militar e a Educação, como o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), os Colégios Militares do Estado do Tocantins, que passaram de 6 para 25; e Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (PCIM), implantado em seis unidade escolares durante  a gestão.

POLÍCIA CIVIL

Para a Polícia Civil, além da renovação da frota, Carlesse reformou e melhorou a estrutura de delegacias em todo o Estado e inaugurou, em Palmas, um complexo de unidades administrativas: a Cidade da Polícia. Ainda na gestão, Carlesse nomeou novos delegados, escrivães e peritos.

POLÍCIA PENAL

No governo de Carlesse, o Tocantins caminhava para se tornar o Estado com o melhor sistema prisional do Brasil, com ações voltadas aos direitos humanos tanto da população em geral quanto aos reeducandos. 

Nosso trabalho  tinha como meta valorizar os agentes, acabar com a superlotação, fazer um sistema onde os reeducandos pudessem, realmente, cumprir suas penas e terem condições de ser reinseridos na sociedade”, apontou Carlesse.

Entre 2020 e 2021, o Tocantins registrou redução no número de presos e aumento na quantidade de vagas no sistema. Com isso, finalizou 2021 registrando 1,1 preso por vaga no sistema, contra 1,5 registrados em 2020. Em números absolutos, o déficit que era de 1.449 vagas em 2020, caiu para 512 no ano passado.

Foi também Carlesse o primeiro governador a instituir a Polícia Penal, visando a valorização profissional dos agentes de execução penal que atuam no Sistema Penitenciário do Estado.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.