Coletivo SOMOS

Com professora Natália em Gurupi, SOMOS fecha chapa do 1º mandato coletivo do Tocantins

Coletivo tem pré-candidatos nas regiões norte, sul e central do estado.

Por Redação 786
Comentários (0)

07/07/2022 18h51 - Atualizado há 1 ano
Coletivo SOMOS lança Professora Natália como pré-candidata em Gurupi

O Coletivo SOMOS divulgou nesta quinta-feira (7), o nome da professora Natália Pimenta, como pré-candidata a deputada representando Gurupi e toda a região sul do Tocantins.

O grupo é o primeiro projeto de mandato coletivo na história do Estado e surpreendeu em 2020, alcançado a 2ª suplência na Câmara de Palmas, com poucos recursos e sendo um dos mais votados do partido.

Na região de Araguaína, o pré-candidato do grupo é Edu Alves, ativista de direitos de acessibilidade, da pessoa com deficiência e de inclusão. Desde modo, o grupo consolida o 1º Projeto de Mandato Coletivo, com pré-candidatos e pré-candidatas a deputado(a) estadual e federal. Eles disputarão a vaga pelo PSB.

Para a Professora Natália, esse é mais um degrau na sua caminhada política, que alcança agora um patamar institucional. “Quem me conhece sabe o quanto me faço presente nas discussões sobre nossos direitos, principalmente na área em que sou especialista: Educação e Cultura. Há mais de 17 anos moro em Gurupi. Sou professora aqui da Rede Municipal e também sou produtora cultural com diversas iniciativas na cidade. Pela minha experiência, e de forma conjunta, sei que posso contribuir muito com o projeto. E é com alegria que agora comunico que faço parte do Coletivo SOMOS”, explica.

Um mandato coletivo é uma forma da população ser representada não por uma única pessoa, como já acontece na política tradicional, mas sim por um grupo plural. Nessa nova proposta de democracia, além da figura do deputada, que pelo grupo é chamado de porta-voz, aparecem as figuras dos codeputados e das codeputadas, que compartilham da vida do gabinete e têm o mesmo poder de decisão. Todas as regras de participação seguem o estabelecido no próprio estatuto interno do mandato.

Nestas eleições, o servidor público federal Alexandre Peara e a pesquisadora Thamires Lima serão os representantes da região central. O ativista por direitos de acessibilidade e inclusão, Edu Alves, representará Araguaína e a região norte. Já a Professora Natália será a responsável por defender as necessidades de Gurupi e da região sul.

“Um trabalho Coletivo é diferente de ajuntamento para disputar eleições. O SOMOS já tem sua história, não parou após o período eleitoral e continuou trabalhando mais do que muita gente que tem mandato. E temos grandes chances de vitória. Primeiro que não temos ninguém de mandato disputando com a gente no nosso partido. Segundo, estamos com representação de norte a sul do Estado. SOMOS Tocantins”, concluiu o grupo.  

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.