Em 2023

Secretaria da Saúde registra 9 casos de grávidas infectadas por zika vírus e faz alerta no Tocantins

Estado registrou um crescimento de 125% no número de ocorrências.

Por Redação 569
Comentários (0)

11/09/2023 15h20 - Atualizado há 7 meses
Entre os meses de janeiro a agosto, foram contabilizados 306 casos de zika em todo o estado

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) alerta a população para o aumento do número de casos prováveis de Zika. Dados do Boletim Epidemiológico das Arboviroses, entre os meses de janeiro a agosto de 2023, foram contabilizados 306 casos da doença no Tocantins. Em 2022, no mesmo período, o Estado registrou 136 casos prováveis, o que representa um aumento de 125%.

O alerta para o aumento de número de casos dessas doenças é fundamental para que toda a sociedade esteja engajada nas atividades de prevenção dos possíveis criadouros do Aedes aegypti em suas residências, escolas e ambientes de trabalho, pois, com a ocorrência de chuvas irregulares e a proximidade do início do período epidêmico para as arboviroses, a atenção deve ser redobrada. Ao identificar recipientes com grande acúmulo de água parada, denuncie aos serviços de saúde competentes para evitar a proliferação do mosquito”, afirmou a bióloga em Saúde e gerente de Vigilância das Arboviroses/SES-TO, Christiane Bueno Hundertmarck.

Segundo a bióloga, “esse alerta também se estende às gestantes para a atenção redobrada, pois a doença pode ocasionar aborto espontâneo, óbito fetal ou até anomalias congênitas (microcefalia). Assim, os cuidados relacionados aos sintomas dessas doenças, a atenção para o diagnóstico oportuno da doença, o uso de repelentes são necessários”, enfatizou a bióloga.

Até o momento, segundo a SES-TO, 09 gestantes foram confirmadas para a doença neste ano.

O boletim também demonstra que o Tocantins registrou, no mesmo período, 4.626 casos de chikungunya, um aumento de 19,4%, e 3.795 casos de dengue, que teve uma queda de 80,9% em relação ao ano passado. Em termos de letalidade, em 2023, o Estado registrou um óbito por dengue, no município de Dianópolis. Já para chikungunya e Zika, não houve óbito. 

Zika X gravidez 

Cerca de 80% das pessoas infectadas pelo vírus zika não desenvolvem manifestações clínicas. Para os que demonstram, os principais sintomas são dor de cabeça, febre baixa, dores leves nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos.

Para todas as pessoas, inclusive as crianças, o tratamento consiste em uma boa hidratação e uso de analgésicos e antitérmicos, sempre supervisionados pelo médico.

No caso das gestantes, a ameaça maior é para o feto, pois a mulher infectada durante a gestação poderá gerar um bebê com microcefalia (circunferência do crânio menor do que o normal). “Isso pode causar alterações neurológicas”, afirma a pediatra Caroline Peev, do Sabará Hospital Infantil, de São Paulo (SP).

Não ao mosquito!

Combater os criadouros do Aedes aegypti é a principal medida de proteção contra dengue, chikungunya e zika. Água acumulada (e parada) em embalagens, como latas, copos e garrafas plásticas, tampas de refrigerantes, além de pneus e pratinhos de vasos de plantas são ambientes propícios à proliferação do inseto. Caixas d’água e lixeiras mal tampadas, idem. Por isso, é preciso ser vigilante e cuidar para que na sua casa e na vizinhança não haja esse tipo de situação.

Além disso, outros cuidados devem ser bem observados para evitar a ação do mosquito transmissor:

- Mantenha o ambiente – sobretudo o quarto das crianças – protegido com telas nas janelas, mosquiteiros e outras barreiras possíveis.

- Cubra o corpo do pequeno com blusas de manga comprida e calça, quando possível.

- Use repelente (de acordo com o indicado para gestantes e, no caso das crianças, as versões pediátricas).

E diante de qualquer sintoma, procure atendimento médico para uma avaliação detalhada.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.