Domingo de eleições

Acompanhe em tempo real a apuração dos votos para conselheiros tutelares em todo o Estado

A contagem poderá ser acompanhada pela plataforma Integra Voto.

Por Redação 26.090
Comentários (0)

01/10/2023 15h23 - Atualizado há 7 meses
Integra Voto, plataforma para acompanhar a apuração em tempo real

A população do Tocantins poderá acompanhar de forma online e em tempo real a apuração dos votos das eleições para conselheiros tutelares nos 139 municípios do estado. A contagem começa às 17 horas. A eleição ocorre em todo o país, das 8h às 17h deste domingo (1º de outubro).

A ferramenta Integra Voto foi elaborada pelo Departamento de Modernização e Tecnologia da Informação (DTMI) com a participação efetiva do Ministério Público do Tocantins.

Promotores de Justiça que atuam na área da infância e juventude e servidores do Ministério Público do Tocantins (MPTO) estão fiscalizando todo o processo eleitoral.

O promotor de Justiça Sidney Fiori Júnior, coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Infância, Juventude e Educação (Caopije), afirmou que há pelo menos um promotor de Justiça ou um servidor da instituição em todos os 139 municípios tocantinenses.

“A presença do Ministério Público é importante para garantir a lisura e a transparência desse processo eleitoral tão fundamental para o país. Existe uma série de condutas vedadas durante a eleição e estamos atuando para ter a certeza de que tudo está correndo dentro da normalidade. E se houver qualquer irregularidade, vamos agir”, disse Sidney.

“Vim exercer minha cidadania. O direito de votar em quem vai defender os direitos das crianças e dos adolescentes”. A declaração é da secretária Joelma Noronha Alves, 33, que votou na Escola Municipal Maria Júlia Amorim Soares Rodrigues, em Palmas.

Ao contrário de eleições municipais, estaduais e federais, a participação do eleitor é facultativa.

Os Conselhos Tutelares foram instituídos há mais de três décadas, quando foi criado o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). O artigo 131 do código estabelece que os conselhos são órgãos autônomos com a função de zelar pelo cumprimento dos direitos de crianças e adolescentes. 

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.