Estado de atenção

Adapec fica em alerta após caso de mal da vaca louca no Pará e reforça medidas no Tocantins

Agência disse que faz inspeção nos frigoríficos.

Por Joselita Matos | Conteúdo AF Notícias 509
Comentários (0)

23/02/2023 16h12 - Atualizado há 1 ano
Adapec diz que trabalha de forma contínua em medidas para combater o mal da vaca louca no Tocantins.

A confirmação de um caso de mal da "vaca louca" (Encefalopatia Espongiforme Bovina - EEB) em uma pequena propriedade rural no município de Marabá, na região sudeste do Pará, deixou o Brasil em estado de alerta, principalmente os estados vizinhos, como o Tocantins. O animal é um macho de 9 anos, que já foi sacrificado. 

O município paraense onde ocorreu a confirmação do caso fica relativamente perto da região tocantinense do Bico do Papagaio, tendo fácil acesso pelas cidades de Esperantina, Araguatins e Xambioá.

Procurada para comentar o caso, a Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) informou que está atenta e acompanhando o caso registrado no Pará.

“As ações de isolamento e controle da doença têm sido tratadas com transparência pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará)”, ressaltou.

A Adapec explicou que executa, de forma contínua, o Programa Estadual de Prevenção e Vigilância da Encefalopatia Espongiforme Bovina - PEEEB. Dentre as medidas de prevenção, citou a colheita de amostras para diagnóstico; inspeção em frigoríficos registrados no Serviço de Inspeção Estadual; fiscalização de alimentos fornecidos a ruminantes em propriedades que fornecem suplemento e/ou concentrado aos animais, entre outros.

Por fim, a Agência de Defesa Agropecuária destacou que o Tocantins nunca apresentou nenhum caso positivo do mal da "vaca louca".

NOTA NA ÍNTEGRA

"A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) informa que está atenta e acompanhando o caso positivo de Encefalopatia Espongiforme Bovina-EEB registrado no estado do Pará. As ações de isolamento e controle da doença têm sido tratadas com transparência pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará).

O Governo do Tocantins, por meio da Adapec, executa o Programa Estadual de Prevenção e Vigilância da Encefalopatia Espongiforme Bovina - PEEEB e adota, de forma contínua, medidas de prevenção, entre as quais citamos: colheita de amostras para diagnóstico; inspeção em frigoríficos registrados no Serviço de Inspeção Estadual; fiscalização de alimentos fornecidos a ruminantes em propriedades que fornecem suplemento e/ou concentrado aos animais, entre outros.

Vale ressaltar que o Tocantins nunca apresentou caso positivo para a doença

Palmas, 23 de fevereiro de 2023"

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.