Neste mês de agosto

Agenda econômica para jovens projeta 800 negócios e 2 mil empregos no Tocantins

Programa Juventude Empreendedora foi criado para capacitar jovens de 17 a 29 anos.

Por Redação
Comentários (0)

09/08/2021 10h05 - Atualizado há 2 anos
Capacitações serão ofertadas inicialmente em 14 municípios

O estado do Tocantins terá uma agenda voltada para a retomada econômica durante todo o mês de agosto, em que se comemora o mês da Juventude, por meio de parceria entre a Besouro Agência de Fomento Social e a Liga Universitária do Tocantins.

O calendário de atividades tem como objetivo remediar os danos causados pela pandemia e incentivar os jovens tocantinenses a empreenderem e alcançarem sua independência financeira.  

Na agenda de capacitações estarão os programas Geração 4.0 e Empreenda Jovem – Ensinando o Caminho do Empreendedorismo, além da entrega dos certificados do Programa Juventude Empreendedora 2.1, realizado no mês de maio. Nesta primeira etapa, 14 municípios serão contemplados e mais de 1.000 jovens beneficiados, com a expectativa em gerar mais de 800 novos negócios e 2.000 novos empregos.   

Vitor Rocha, Diretor-Executivo da Besouro no Tocantins, conta que a  instituição está trabalhando para levar programas e projetos efetivos para que os jovens alcancem a independência financeira. “A situação é grave e precisamos da união de esforços para gerarmos oportunidades e esperança para os jovens tocantinenses nesses tempos difíceis”, esclarece.   

Em sua segunda edição, a pesquisa ‘Juventudes e a Pandemia do Coronavírus’ promovida pelo Conselho Nacional de Juventude alerta que 53% dos jovens não estão trabalhando, e destes, 90% são dependentes financeiramente, 30% não estão estudando e 38% buscam o primeiro emprego. Esse contexto tem forte influência no processo de desenvolvimento da população jovem, com impacto significativo na segurança alimentar, na evasão escolar e na vulnerabilidade juvenil aos efeitos da pandemia. 

O presidente da Liga Universitária do Tocantins, Nilson Grimm, garante que a entidade está atenta, com base em dados e evidências no enfrentamento da maior crise desta geração. “A ideia de lançar essa agenda de ações no Estado surgiu justamente como resposta aos dilemas econômicos da pandemia, não apenas para os universitários, mas para todos os jovens”.   

Programa Juventude Empreendedora 2.1

O Programa Juventude Empreendedora foi criado para capacitar jovens de 17 a 29 anos a abrirem seus próprios negócios. No estado do Tocantins o programa foi um sucesso, mais de 7.400 jovens foram capacitados e 79 municípios pactuados em comparação ao ano de 2020, onde o Estado obteve 561 inscritos. A parceria conta com o Conselho Nacional da Juventude e o Fórum da Juventude da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. 

A Agência Besouro 

A Besouro Agência de Fomento Social teve sua filial inaugurada no Tocantins no mês de maio. O seu objeto social por todo o país é desenvolver programas e capacitações que zelam pelo atendimento ao fundamental da existência humana. Busca-se os direitos sociais básicos, como a educação, saúde, o desenvolvimento pessoal e do seu entorno, o interesse e empoderamento cidadão, bem como a formação cidadã capaz de gerar oportunidades. 

A Liga Universitária do Tocantins 

 A Liga Universitária do Tocantins é uma entidade sem fins lucrativos e de interesse coletivo, onde o principal objetivo é contribuir na formação acadêmica dos estudantes tocantinenses, aperfeiçoando suas habilidades e suas atitudes, buscando formação científica, humanística e éticas, abrangendo o aprendizado adquirido para a promoção de sua respectiva profissão, sempre prezando pela qualidade de vida das pessoas, em especial, dos mais vulneráveis.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.