Programa do Senado

Jovem senadora do Tocantins debate possíveis leis em Brasília; 'agora vejo a política de outra forma'

Para ela, vivenciar todo esse processo agregou novos conhecimentos e valores.

Por Redação 512
Comentários (0)

26/08/2023 08h13 - Atualizado há 8 meses
A jovem senadora do Tocantins, Jakelyne Gomes Tavares, durante vivência em Brasília

Jovem senadora do Tocantins, Jakelyne Gomes Tavares, do Colégio Estadual Doutor Pedro Ludovico Teixeira, de Porto Nacional, viveu uma semana de experiência em Brasília (DF).

Ela esteve acompanhada pela técnica da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e coordenadora do programa Jovem Senador no Tocantins, professora Maria Aparecida de Souza Gusmão Castro, e pela professora Lucélia Tavares da Silva, da unidade escolar de Porto Nacional.

A Semana de Vivência Legislativa ocorreu na capital federal, nessa semana, de segunda a sexta-feira, 21 a 25. O tema discutido pelos participantes foi “Saúde mental nas escolas públicas”.

Durante os quatro dias de evento, os selecionados, juntamente com seus professores, participaram de comissões temáticas, apresentaram e debateram ideias legislativas e votaram propostas relacionadas às temáticas. As propostas, ao final, as sugestões que forem aprovadas pelos estudantes serão apresentadas à Comissão de Direitos Humanos (CDH) como ideia legislativa, com o objetivo de que as sugestões se tornem leis.

Para a estudante Jakelyne Gomes Tavares, vivenciar todo esse processo agregou novos conhecimentos e valores. “É uma experiência única e incrível. Tivemos a oportunidade de vivenciar o trabalho legislativo, discutindo e propondo ideias para novas leis. Também participamos de passeios culturais, visitamos a praça dos três poderes, o TSE [Tribunal Superior Eleitoral], a catedral de Brasília, o Senado Federal e a Câmara dos Deputados, entre outros lugares. Agora vejo a política de outra forma”, relatou.

A professora Lucélia Tavares da Silva, do Colégio Estadual Doutor Pedro Ludovico Teixeira, de Porto Nacional, aponta os benefícios que a vivência pode proporcionar. “É uma experiência enriquecedora, tanto para professores como para estudantes, pois conhecemos mais sobre a política brasileira, discutimos sobre sugestões de propostas que podem ser transformadas em leis, de acordo com as necessidades sociais local e nacional. São os jovens do país discutindo a política”, destacou.

Projeto Jovem Senador

O Jovem Senador é um projeto anual que seleciona, por meio de um concurso de redação, 27 estudantes para vivenciarem o trabalho dos senadores. A edição deste ano teve como tema "Saúde mental nas escolas públicas".

Jakelyne Gomes Tavares com a equipe técnica da Seduc
A estudante de Porto Nacional representou o Tocantins no programa Jovem Senador

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.